8 Dicas para Tornar o Seu Setup Minimalista

Última atualização em 17 de junho de 2024 as 18:29

Ter uma mesa minimalista é basicamente você ter um espaço esteticamente agradável e, aquela mesa que dá vontade de sentar e trabalhar, ou jogar, com um visual ao todo simples, porém bonito. Independente se você utiliza a sua mesa para trabalhar ou para lazer, ter uma mesa desorganizada, ou visualmente bagunçada pode fazer com que a sua mente também fique desorganizada. Manter a sua mesa bem organizadinha não só é uma massagem para os olhos, como também te ajuda inconscientemente a produzir mais. Para isso, confira as nossas dicas:

1- Organize a bagunça

A principal dica é limpar a bagunça da sua mesa, como dito anteriormente é importante deixar a mesa bem organizada. Você pode começar tirando os itens que não são utilizados com tanta frequência em cima dela e colocando na gaveta da sua mesa (caso ela tenha uma). Itens como organizadores de mesa, podem te ajudar a separar o que é útil e o que nem tanto, por exemplo.

Um tapete de mesa para trabalho também pode te ajudar a organizar melhor, assim também como um pegboard, já que ele faz com que você organize seus itens na mesa de uma maneira mais elegante, servindo até mesmo para suporte para fones de ouvido (dependendo do modelo). Além também de um suporte para monitor, que além de fazer você ganhar um bom espaço, deixa a sua mesa bem clean.

2- Escolha a mesa ideal para o seu espaço

Opte pelos móveis ideais para as configurações do seu espaço minimalista. A mesa é talvez seja a peça mais importante de qualquer setup, principalmente pelo fato de estar ligada diretamente com fatores como; desorganização, estética e ergonomia. Para escolher uma boa mesa você deve considerar:

  • Escolha uma mesa de acordo com a maneira como ela será utilizada– Você deve por exemplo considerar uma mesa com gavetas caso você precise de um espaço a mais para guardar as coisas, mas para um setup de mesa minimalista, considere uma mesa com cavalete ou pernas de aço.
  • Considere as dimensões da mesa– Deixe uma profundidade mínima de 60 cm (2 pés) para caber os monitores e acessórios. Caso você esteja procurando uma mesa para um espaço menor, fique atento com o espaço para que a sua cadeira possa se movimentar!
  • Considere a qualidade do material e a estética– As mesas feitas de madeira de boa qualidade entregam uma durabilidade melhor e também um aspecto próprio. Uma parte importante é que você escolha uma mesa de cor única seja brancas / pretas / marrons brilhantes para que elas tenham uma aparência minimalista e limpa, claro que também é importante que a cor combine com o seu ambiente em geral.

3- Dê um UP na iluminação

Uma boa iluminação tende a não apenas ajudar a melhorar a estética das configurações do ambiente em geral, mas também sua produtividade. Um ambiente com luminosidade muito baixa pode até mesmo afetar sua saúde, causando fadiga ocular e dores de cabeça e, por fim, afetando sua capacidade de trabalhar ou jogar.

Você deve deixar o máximo de luz natural possível entrar no seu ambiente, a luz solar natural pode agregar bastante na estética do ambiente. Quando a noite chega, uma fonte de luz como uma lâmpada de mesa ajustável ou articulada pode iluminar exatamente onde você precisa. Uma lâmpada de barra de tela também pode ajudar a iluminar sua mesa enquanto você abaixa o brilho da tela.

Uma boa iluminação agrega positivamente no caráter visual de qualquer configuração de mesa. Seja um sistema controlado por RGB completo, ou uma simples iluminação para a sua área de trabalho.

4- Considere o fator ergonomia

A ergonomia é uma fator importante a se considerar caso você esteja buscando por minimalismo. Você deve considerar fatores de ergonomia como:

  • Altura do monitor: Você pode comprar um braço de monitor ajustável para ajudar a diminuir a tensão no pescoço e nos ombros. No mercado você pode encontrar vários tipos de suporte de monitor, tais como um braço de monitor com ajuste de altura, rotação e inclinação para que você coloque da forma ideal para você. Além do mais, isso vai deixar o seu ambiente ainda mais espaçoso e clean.
  • Cadeira ergonômica: A cadeira é uma das partes mais importantes do seu setup. Você deve considerar fatores como ajuste, suporte e conforto ao escolher uma cadeira. Visualmente é interessante que você escolha uma cadeira mais simples, com no máximo duas cores, não muito chamativas.
  • Teclado e mouse: Jogar ou trabalhar sentado por um longo espaço de tempo pode ser desconfortável. Escolher os periféricos ergonômicos ideais pode ajudar a aliviar esse desconforto. Uma boa opção é optar pelos periféricos sem fio, que além de te trazer comodidade, deixa o seu ambiente visualmente limpo, por não ter fios.

5- Gerenciamento de cabos

A bagunça de cabos é o pesadelo de qualquer mesa que tenta ser minimalista! Claro, usar dispositivos sem fio pode ajudar bastante, mas sempre vai ter uma coisa ou outra com cabos soltos. Para melhorar isso, você pode usar itens que ajudam a organizar os cabos, como braçadeiras e tiras de velcro, é uma boa forma de juntar e organizar os cabos, deixando o ambiente mais limpo.

Você pode usar bandejas de gerenciamento de cabos, que é uma boa forma de tirar o emaranhado de cabos do chão e escondê-lo. Já as caixas de gerenciamento de cabos são outra maneira de esconder os filtros de linha que não combinam com a sua configuração, dando um aspecto mais clean.

6- Deixe o ambiente com a sua cara

Claro que você não pode deixar de dar o seu toque pessoal no seu ambiente. No fim das contas, esse tem que ser um ambiente confortável para você, seja para trabalhar ou para se divertir.  Não tenha medo de decorar e personalizar o seu espaço.

Você pode acrescentar no seu espaço por exemplo, plantas; Elas são uma boa maneira de dar vida ao seu ambiente. Tanto plantas vivas, quanto artificiais podem acrescentar bastante no seu ambiente minimalista, porém você tem que saber selecioná-las para combinar com o seu espaço.

Fotos, quadros também podem ser uma boa maneira de deixar o ambiente sua cara. Além disso, usar um wallpaper no monitor que combine com as cores da sua mesa também é uma ótima maneira de personalizar o espaço.

7- Periféricos minimalistas

Os periféricos ideais podem agregar bastante tanto na sua produtividade como visualmente na sua configuração. Já falamos sobre os periféricos sem fio que podem dar uma sensação de ambiente limpo e trazer uma boa comodidade.

Optar por periféricos da mesma paleta de cores também é um fator interessante para que a sua mesa não se torne um carnaval enquanto você quer ela o mais minimalista possível.

8- Limpeza e manutenção

Manter o seu setup limpo garante que sua configuração seja visivelmente limpa e minimalista, não adianta ter de tudo para um setup minimalista e deixar ele sujo. Para isso, você precisa:

  • Avaliar a organização da sua mesa no final de cada dia e guardar, ou separar os itens utilizados ​​com menos frequência. A quantidade de itens que tendem a ficar acumulados podem te surpreender, eu garanto!
  • Limpar as áreas maiores da sua mesa com uma frequência maior. Limpar sua mesa com um pano úmido é a melhor maneira de deixar o seu ambiente livre de poeira.
  • Limpar o teclado e o mouse também é importante já que você provavelmente interage com eles frequentemente. Os lenços umedecidos são um bom método de fazer isso.

Os tipos de setups e suas respectivas organizações

Se você usa o seu computador para trabalhar a abordagem que você usa na organização da sua mesa tende a ser diferente do caso de você utilizar somente para o lazer por exemplo. Confira:

Configuração para trabalho em casa

Nessa organização é interessante que você foque em um certo grau de ergonomia, mas não excessivamente otimizado (você pode organizar do seu jeito, de uma forma que fique confortável e prático para você). Caso você além do desktop também utilize notebook, é interessante ter um dock station para o seu laptop.

Se é para o seu home office, não precisa ser muito chamativo, você não precisa de RGBS muito chamativos, talvez um teclado mecânico te ajude, mas é importante que ele seja sem fio. Uma mesa de pé seria o ideal para essa configuração, principalmente por causa do foco em ergonomia.

Configuração para jogar

Você pode ter um setup gamer minimalista, mas mais ainda, existe um foco maior nos periféricos Gamers e sua iluminação de LED RGB. Você pode adaptar o seu setup de uma forma mais estilosa, mas se quiser que seja minimalista você certamente deve evitar exageros em questão de cores, tanto no gabinete quanto nos periféricos, se for usar as led/rgb, seja sensato e use apenas uma cor, e diminua o brilho.

Perguntas frequentes

  1. O que é um Setup Minimalista?

    Um Setup Minimalista é um espaço de trabalho ou gamer que é limpo, organizado e com um design simples e clean.

  2. Qual é a principal vantagem de um Setup Minimalista?

    Reduz a distração e o estresse, criando um ambiente calmo e organizado.

  3. Como criar um Setup Minimalista?

    Para criar um Setup Minimalista, comece removendo itens desnecessários e organizando seus periféricos de maneira eficiente. Use cores neutras e mantenha o espaço livre de desordem.

  4. Os Setups Minimalistas são caros?

    Não necessariamente. Você pode criar um Setup Minimalista usando itens que já possui, desde que estejam organizados e usados de forma eficiente.

  5. Os Setups Minimalistas são adequados para jogos?

    Sim, um Setup Minimalista pode ser adequado para jogos, desde que você tenha os periféricos necessários para jogar confortavelmente.

  6. Como manter um Setup Minimalista organizado?

    Para manter seu Setup Minimalista organizado, estabeleça rotinas diárias de limpeza e organização, e adote a regra de “um item de cada vez”.

Conclusão

Não existe muito segredo na hora de montar um setup minimalista, mas você deve ficar atento com os detalhes que apresentamos, pois eles podem fazer toda diferença. Coloque as nossas dicas em prática e nos conte aqui nos comentários qual foi a sua experiência!

Mais Vendido nº 1
50 Abraçadeira Organizador de Cabos e Fios Presilha Com Crepe 15cm Fixador...
50 Abraçadeira Organizador de Cabos e Fios Presilha Com Crepe 15cm Fixador…
Segurança; Prático; Desing Minimalista; Protege bebês e pets; Material Ultra-Resistente (industrial)
Mais Vendido nº 2
Mouse Pad Grande 90x40cm Desk Pad Gamer Tapete De Mesa Para Notebook Computador...
Mouse Pad Grande 90x40cm Desk Pad Gamer Tapete De Mesa Para Notebook Computador…
Borda costurada; Resistente; Fácil Deslize; Antiderrapante; Design Slim
Mais Vendido nº 3
Mouse Pad Desk Pad WORK Couro Ecológico - KingPad… (90x40cm, Preto)
Mouse Pad Desk Pad WORK Couro Ecológico – KingPad… (90x40cm, Preto)
Fabricado em couro sintético premium de alta durabilidade!; Ideal para escritórios e home office
Mais Vendido nº 4
Stand Para Monitor k3 Pro
Stand Para Monitor k3 Pro
Eleva a tela a um nível perfeito dos olhos e aumentará confortavelmente a produtividade
Mais Vendido nº 5
Teclado Mecânico Gamer Razer Huntsman Mini Optical Linear Red Switch, Mercury...
Teclado Mecânico Gamer Razer Huntsman Mini Optical Linear Red Switch, Mercury…
Switches ópticos razer para um acionamento à velocidade da luz; Formato 60% para uma experiência de jogo portátil e dinamizada

Links de Afiliados / Imagens API publicidade Amazon