A Importância do Suporte de Monitor Para o Seu Setup

Última atualização em 17 de junho de 2024 as 18:28

O suporte de monitor pode parecer um item simples e fácil de ser ignorado pela maioria das pessoas. Muitos se questionam de sua utilidade, “pra quê um suporte de monitor se ele já vem com o pézinho com regulagem de altura que apoia tranquilamente na superfície?” No entanto, a sua importância não pode ser subestimada.

O suporte de monitor é responsável por garantir uma melhor postura do usuário, além de evitar dores e desconfortos relacionados ao pescoço, ombros e coluna. Veja como ele pode melhorar o aspecto do seu setup.

Do que se trata esse tal suporte para monitor?

Um suporte para monitor se trata de um dispositivo que dependendo do modelo pode prender o seu monitor na parede, ou servir como um “braço apoiador” para o seu monitor, dando mais flexibilidade. Os suportes robustos normalmente tem o seu material de aço, eles são conhecidos por sua versatilidade, durabilidade e facilidade de uso.

Essa ergonomia e versatilidade na hora de colocar a tela do monitor onde quiser é que conquista os clientes que testam o suporte. As montagens de monitor são extremamente móveis, permitindo rotação, inclinação e aproximação. A principal clientela de suporte para monitor é a galera que curte jogar, e também trabalhar.

ELG F80N – Suporte Ergonômico Articulado de Mesa com Pistão a Gás, Design…
  • Observação! Verifique a compatibilidade antes de comprar
  • Total flexibilidade para movimentos, sem esforço e sem a utilização de ferramentas
  • Desenvolvido para melhorar sua experiência de visualização
  • Construído em liga de alumínio fundido possui base antiderrapante para melhor fixação e segurança
  • Acompanha morsa para fixação em borda de mesas ou sobre o tampo da mesa

Links de Afiliados / Imagens API publicidade Amazon

Quais são as vantagens de ter um suporte/braço de monitor?

Primeiramente em questão de visual o seu setup fica com cara de muito mais moderno e sofisticado, além de muitas das vezes economizar espaço na sua mesa. Mas nada vive só de aparências, os braços de monitor são uma ótima forma de melhorar a qualidade e produtividade do seu trabalho e têm muitos outros benefícios que muita gente nem chega a imaginar. Confira a seguir!

1- Redução da tensão nos olhos

Por permitir com que você regule a altura, inclinação e profundidade da sua tela, o braço de monitor faz com que você não precisa muitas das vezes ficar forçando as vistas para enxergar direito, já que ele te permite regular tudo isso da maneira ideal para você. Assim você evita forçar o pescoço, diminuindo as chances de você ter algum desconforto.

Mas para isso, o monitor deve estar posicionado diretamente no meio do campo de visão do espectador, acabando com a necessidade de precisar mover o pescoço para enxergar. Essa postura de visualização direta reduz o risco de problemas no pescoço.

2- Eficiência no trabalho

Talvez você não faça ideia de como um monitor bem ajustado pode acrescentar no seu conforto e produtividade. Muitas vezes você pode não conseguir atingir o ápice da sua produtividade por estar trabalhando em uma posição não muito favorável ao seu conforto.

Um braço de monitor pode te dar o suporte necessário para você ser mais produtivo, isso prova o potencial que esse item tem para ser um ótimo investimento.

3- Otimização da área de trabalho

Uma mesa mal organizada, ou com muita informação pode afetar o seu desempenho e produtividade, seja nos games ou no trabalho. Um suporte libera bastante espaço e faz com que você possa organizar melhor a sua área de trabalho, tornando ela até mesmo mais minimalista, dando uma sensação e aparência mais limpa e sofisticada.

4- Melhor postura

Ficar com aquela postura toda torta/curvada, por conta de um monitor que não está posicionado da maneira ideal para você, pode causar sérios problemas a longo prazo, além do desconforto momentâneo, é claro. Com um braço de monitor você ajusta a inclinação, altura e distância para combinar com a sua postura.

5- Alternando entre sentado e em pé

Essa vantagem é para você que tem uma mesa do tipo standing desk e curte jogar, ou trabalhar em pé de vez em quando. Um braço de monitor torna o seu setup ainda melhor e mais versátil caso você queira alternar entre trabalhar, ou jogar sentado e em pé.

Um suporte para monitor que não tem a flexibilidade de um suporte tipo braço, pode deixar a sua tela em posição inadequada dependendo do ajuste de altura da sua mesa, e com um braço, você pode ajustar na hora que quiser, levantando ou abaixando a tela para deixar o mais confortável possível para a sua postura.

6- Versatilidade

Sua mesa pode não ter a altura ideal para o seu campo de visão do monitor, mas você pode adaptá-la à qualquer área de trabalho ou gamer a diferentes tipos de monitores apenas com o braço de monitor.

Você consegue encontrar alguns modelos no mercado que permitem até mesmo que você coloque o suporte nos monitores de tela curva, assim como também monitores finos de tela plana. Você tem que ficar atento, pois o suporte tem uma certa capacidade de carga, então tenha cuidado para o peso do monitor não ultrapassar o limite.

Vídeo do canal Will Mayer

Como escolher o braço de monitor ideal para você

Na verdade o braço de monitor ideal para você depende muito do seu gosto pessoal e da sua necessidade, alguns modelos oferecem vantagens diferentes uns dos outros, mas para você que joga, geralmente os preferidos dos gamers são os suportes de pistão a gás.

Geralmente os suportes a gás tem uma versatilidade maior e permitem com que você faça os ajustes com mais precisão, podendo mover a sua tela para qualquer lugar. Esse modelo costuma ser mais caro, mas pode valer muito a pena.

Perguntas frequentes

  1. Quais são os benefícios de usar um suporte de monitor?

    Melhor ergonomia, economia de espaço na mesa e melhor visualização do monitor.

  2. Posso usar um suporte de monitor para mais de um monitor?

    Sim, alguns suportes de monitor podem acomodar dois ou mais monitores, permitindo que você configure um setup de múltiplos monitores.

  3. É necessário fazer furos na mesa para instalar um suporte de monitor?

    Alguns suportes de monitor podem exigir a perfuração da mesa para instalação, enquanto outros podem ser fixados com grampos, vai depender da espessura da mesa e se existe espaço atrás.

  4. É possível ajustar a altura do monitor com um suporte de monitor?

    Com certeza, com exceção daqueles suportes que são fixados na parede, a maioria deles é justamente focado no ajuste personalizado do usuario, levando em consideração sua total ergonomia.

  5. É seguro usar um suporte de monitor para monitores pesados?

    Sim, desde que você escolha um suporte de monitor que possa suportar o peso do seu monitor. Certifique-se de seguir as instruções de instalação e verificar se o suporte está instalado corretamente e firmemente fixado.

Finalizando…

Se você usa o seu monitor no suporte padrão dele já acha que é o suficiente para você jogar ou trabalhar, esse item pode lhe parecer muito simples se você ainda não o testou, e talvez você ache que não vai fazer tanta diferença assim, mas ele realmente dá o toque especial no visual do seu setup e no seu conforto.

Agora conta aqui para a gente nos comentários, por qual motivo você busca um suporte de monitor? Você tem um? Qual é a diferença que você sente entre o suporte padrão e o braço de suporte? Compartilhe seu ponto de vista conosco!

Mais Vendido nº 1
ELG F80N - Suporte Ergonômico Articulado de Mesa com Pistão a Gás, Design...
ELG F80N – Suporte Ergonômico Articulado de Mesa com Pistão a Gás, Design…
Observação! Verifique a compatibilidade antes de comprar; Total flexibilidade para movimentos, sem esforço e sem a utilização de ferramentas
Mais Vendido nº 2
Suporte Articulado de Mesa com Pistão a Gás e Ajuste de Altura para 2...
Suporte Articulado de Mesa com Pistão a Gás e Ajuste de Altura para 2…
Total flexibilidade para movimentos, sem esforço e sem a utilização de ferramentas; Pistão de gás e juntas desenvolvidos para fornecer movimentos suaves e estáveis
Mais Vendido nº 3
Suporte para Monitor Articulado 17 a 30 de Mesa com Pistão a Gás F80 NB
Suporte para Monitor Articulado 17 a 30 de Mesa com Pistão a Gás F80 NB
Suporte para Monitor Articulado 17 a 30 de Mesa com Pistão a Gás F80 NB; Garantia do produto: 1 ano com o fabricante
Mais Vendido nº 4
Kit Suporte Articulado de Mesa para 2 Monitores Pistão a Gás NB-F160 + Bandeja...
Kit Suporte Articulado de Mesa para 2 Monitores Pistão a Gás NB-F160 + Bandeja…
Pistão a gás e juntas desenvolvidas para movimentos suaves, precisos e estáveis; Total flexibilidade para movimentos, sem esforço e sem a utilização de ferramentas
Mais Vendido nº 5
Suporte Multiarticulado de Mesa com Pistão a Gás para Monitores de 17'' a 35''...
Suporte Multiarticulado de Mesa com Pistão a Gás para Monitores de 17” a 35”…
Total flexibilidade para movimentos, sem esforço e sem a utilização de ferramentas; Produto Ergonômico (Certificado NR17)

Links de Afiliados / Imagens API publicidade Amazon