17 Dicas Para Montar Seu Espaço Gamer em um Ambiente Pequeno

Última atualização em 12 de dezembro de 2023 as 2:24

Se você não tem muito espaço, não se preocupe, isso não é motivo suficiente para você não montar o seu tão sonhado setup gamer! Na verdade, até mesmo em quartos pequenos com uma cama é possível se fazer ótimas configurações de jogos.

Talvez você tenha uma ideia de que o seu quarto tenha pouco espaço para adicionar um setup, ou talvez não faça ideia de como organizar seus móveis para criar uma configuração de jogos confortável para passar horas e horas jogando.

Entretanto, é importante saber que existem diversas opções e possibilidades para você montar o seu setup em um espaço pequeno e estamos aqui para te ajudar com isso. Confira as dicas a seguir!

1- Identifique outras funções para o espaço da sua sala de jogos

Primeiro você deve saber para que mais você vai usar o seu espaço gamer, além de aplicar a velha gameplay. Por isso você deve fazer algumas perguntas para si mesmo. Sendo elas:

  • Você pretende também tocar um instrumento ou criar conteúdo nesse espaço?
  • Você vai usar o seu espaço para os estudos?
  • Sua pequena sala de jogos também será seu quarto?

Levantar essas questões pode te fazer ter uma ideia melhor sobre as diferentes configurações que você pode montar, além de o ajudar a organizar a mesa, a cama e outros elementos de maneira ideal para que você possa aproveitar ao máximo o pequeno espaço para seus jogos.

Montando um setup gamer em um espaço pequeno – Vídeo do Canal Mundo Tech

2- Escolha a profundidade da sua mesa de jogos

Uma coisa é fato, quanto mais espaço na mesa você tiver, melhor. Entretanto, principalmente se o seu setup está no seu quarto, você precisa ter muito cuidado com as dimensões de sua mesa, principalmente com a profundidade.

Certifique-se de que a mesa não ocupa um espaço suficiente para empatar o trânsito no seu quarto. É importante que você tenha a maior mesa possível que caiba confortavelmente no seu ambiente gamer, deixando espaço suficiente para você.

3- Escolha o formato ideal de mesa

Uma mesa de jogos em L pode ser a opção perfeita para qualquer sala de jogos pequena, proporcionando mais espaço e otimizando a área de sua pequena sala de jogos, aproveitando os cantos da sala, que podem servir até para você que quer uma mesa para jogar e estudar, podendo aproveitar os cantos dela.

Mesas retangulares oferecem menos espaço, mas ainda é uma forma de suporte para comportar o seu setup gamer. Se você tem uma pequena sala de jogos que não cabe uma mesa retangular ou em formato de L, você pode tentar uma mesa de canto. A escolha da mesa ideal se resume em ser funcional e otimizar o seu espaço ao mesmo tempo.

4- Seja minimalista

Colocar a praticidade acima da estética é uma forma inteligente de ganhar espaço muitas vezes. Entretanto, isso não quer dizer que o seu ambiente vai ficar feio, ou mal decorado, apenas organizado de forma minimalista! Isso se baseia em minimizar a decoração e ganhar espaço.

Entretanto, você deve se concentrar em organizar um ambiente que seja confortável para você e suas atividades. O bom é que existem diversas maneiras de implementar o estilo minimalista no seu espaço gamer de formas em que ele fique incrível, podemos te ajudar isso com o nosso artigo de 8 dicas para tornar o seu setup minimalista.

5- Opte por uma tela menor para ter um espaço maior

Cada pequeno espaço que sobra no seu ambiente pequeno é extremamente valioso. Por esse motivo, muita gente acaba deixando a ideia de usar 3 monitores de lado e acaba utilizando apenas um monitor. Usar um tamanho de tela reduzido também te ajuda a ter mais espaço no seu espaço gamer.

Até mesmo pensando no fator saúde e ergonomia, geralmente em salas de jogos pequenas, você automaticamente fica mais perto da tela, então usar um monitor de tamanho menor pode causar ainda menos danos para seus olhos e permitirá que você se concentre em seus jogos sem sentir a tela incomodar.

Para quem está disposto a pagar o alto preço aqui no Brasil, monitores curvos também podem funcionar muito bem, reduzindo o espaço e proporcionando o campo de visão máximo que você precisa para a maior parte do seu trabalho e da sua gameplay.

6- Use uma TV de monitor

Se você ainda não tem um monitor e está montando a sua pequena sala gamer, improvisar a sua TV como monitor pode ser uma boa. Uma maneira alternativa de economizar espaço e dinheiro.

7- Use um suporte de TV giratório

Se o seu espaço gamer é no seu quarto, um suporte giratório pode ser bem versátil e fazer você economizar bastante espaço dependendo do tamanho da sua TV. Caso você queira essa versatilidade e economia de espaço, garanto que você vai se dar bem, já que o suporte oferece muita flexibilidade para usar sua tela em sua mesa ou enquanto relaxa na cama.

8- Considere instalar o monitor na parede

Outra saída para economizar espaço é usar um suporte de parede para instalar os seus monitores, limpando um bom espaço na sua mesa e, portanto, o que ajuda bastante se você não tem espaço em abundância.

9- Mantenha o seu PC longe das cortinas

Quando o assunto é um espaço pequeno para o seu setup, a saúde e a segurança não deixam de ser muito importantes, principalmente em ambientes que não tem a ventilação como o seu ponto forte. Por esse motivo, aconselhamos que você organize o seu setup de uma maneira que o seu computador fique longe de cortinas, que podem causar um incêndio facilmente.

Inclusive se o seu ambiente gamer está muito quente e você não sabe mais o que fazer para diminuir o calor, eu indico que você leia o nosso artigo sobre 15 dicas para diminuir o calor do seu espaço gamer.

10- Evite colocar o seu PC em cima de um tapete

É importante se a sua CPU for ficar no chão, ela tenha um suporte para ela não ficar diretamente lá, mas, mais importante ainda é que ela não fique em cima de um tapete. Se a sua CPU está em um tapete, retire imediatamente, isso vai diminuir as chances de um incêndio e aumentar ainda mais a sua segurança.

Eu sei que você deve está pensando; caramba, como que o computador vai esquentar ao ponto de pegar fogo em tudo?

O que você precisa entender é que os componentes ao esquentarem, podem entrar em curto, principalmente a fonte do computador, um fio aquecido pode derreter e começar a sair fumaça e logo fogo. Em um ambiente maior sem contato com materiais condutores pode não ser prejudicial, mas em um espaço pequeno com materiais fáceis de pegar fogo ao redor, tudo pode “ir a merda” muito rápido.

11- Use as paredes

Usar prateleiras e a criatividade para pendurar itens na parede pode ser uma maneira prática e criativa de ganhar bastante espaço. Para maximizar o seu espaço, Pegboards são ótimos exemplos para você armazenar itens na parede.

12- Use a sua criatividade para armazenar

Para economizar espaço, ser criativo é uma parte essencial do processo. Cada centímetro quadrado que você deixar livre pode fazer bastante diferença no seu quarto. Por exemplo, você esconder algumas coisas em cima dos armários altos, usar o espaço embaixo da cama, colocar os itens sem muita utilidade em outro espaço e muito mais, use a sua criatividade!

13- Mantenha o seu espaço limpo e organizado

Para evitar distrações e stress, manter o seu ambiente gamer bem organizado é um bom passo a ser seguido. Quanto menor o espaço, maior a chance de você acabar pisando em alguma coisa sem querer, ou ter que acabar mudando alguma coisa de posição para transitar pelo ambiente. Então, não custa nada manter o ambiente bem organizado, com tudo no lugar.

14- Configure a posição do seu PC perto das tomadas

Colocar o seu PC perto das tomadas elétricas do seu quarto, pode economizar muito espaço e tempo no gerenciamento do cabeamento ao organizar o seu ambiente gamer.

No planejamento do seu ambiente gamer, não se esqueça de colocar a sua mesa do PC perto de uma tomada elétrica, para que seu PC possa ser alimentado com eletricidade sem ter que estender um cabo grande pelo meio do quarto.

Se você precisar de um filtro de linha, coloque ele o mais próximo da sua mesa possível, aliás, ter um filtro de linha em uma parede distante, atravessado no ambiente, pode acabar trazendo problemas de organização e até mesmo de desgaste do cabo, ou ser motivo de causar acidente, se enrroscando e derrubando coisas ao se movimentar.

15- Opte pelos alto-falantes ideais

Ter que colocar o fone toda vez que quiser ouvir alguma coisa no seu PC é desconfortável. Então, os alto-falantes tem lá a sua importância. E claro, se você não tem espaço em abundância no seu ambiente, não precisa de alto-falantes gigantes.

Os modelos de alto-falantes de mesa são ótimas opções para espaços pequenos. Eles são feitos especialmente para tocar um som de alta qualidade, mas geralmente funcionam melhor em curta distância.

16- Aproveite os cantos

Aproveitar os cantos pode ser um pouco complicado as vezes, mas se falta espaço no seu ambiente pode ser uma boa maneira de ampliar o espaço que você tem.

Certifique-se de que a sua mesa de jogos, armários e sua cama estejam posicionados nos lugares certos para aproveitar ao máximo os cantos e deixar mais espaço livre para suas atividades de jogos. Para isso você vai ter que descartar a possibilidade de ter mesas em L ou retangulares, e usar uma mesa de canto.

17- Cama beliche com o setup em baixo

Essa é uma opção bem ousada e que fica muito bom para espaços pequenos, vejo muitos gringos fazendo essa configuração e o ambiente fica simplesmente maravilhoso, mas você deve pensar em algo assim se tiver certeza que a estrutura do beliche irá sustentar tudo em seu devido lugar, vale a ideia, mas a coloque em prática apenas por sua conta e risco! kkkk

Vídeo do Canal DIY Tatay Dan
Vídeo do Canal Rol Baysantos

Perguntas frequentes

  1. Como escolher os componentes ideais para um ambiente pequeno?

    Considere o tamanho e a compatibilidade dos componentes com o espaço disponível. Monitores menores e gabinetes compactos são uma boa opção.

  2. Como utilizar o espaço vertical para um setup gamer?

    Considere a utilização de suportes de parede para monitores, prateleiras suspensas para armazenamento de periféricos e gabinetes aéreos para armazenamento de componentes.

  3. Como otimizar o espaço gamer em um ambiente pequeno?

    Utilize prateleiras, gabinetes com rodas e organizadores de cabos. Mantenha os cabos organizados e limpos para maximizar o espaço disponível.

  4. Como escolher uma mesa adequada para um ambiente pequeno?

    Opte por modelos compactos ou dobráveis. Escolha uma mesa com espaço de armazenamento integrado para gabinete, para otimizar o espaço.

  5. Como escolher a iluminação ideal para um espaço pequeno?

    Para escolher a iluminação ideal para um espaço gamer em um ambiente pequeno, considere a utilização de lâmpadas LED de parede ou de mesa. Elas economizam espaço e fornecem a iluminação ideal para jogar.

  6. Como garantir um bom fluxo de ar em um espaço gamer pequeno?

    Certifique-se de que o gabinete do computador tenha ventoinhas suficientes para manter o ar fresco circulando e o ar quente saindo. Mantenha a área limpa e organizada para facilitar a circulação do ar.

  7. Como evitar a sensação de aperto em um ambiente pequeno?

    Evite colocar muitos componentes em um espaço pequeno. Escolha um monitor de tamanho adequado e use periféricos sem fio para reduzir a quantidade de cabos visíveis. Mantenha a área limpa e organizada para criar uma sensação de espaço.

Finalizando…

Se você quer montar o seu setup no seu quarto pequeno, ou em uma sala pequena, use essas dicas para organizar melhor o seu espaço e aproveitar 100% de cada centímetro quadrado, lembre-se que menos é mais. Depois, volte aqui e nos conte qual foi a dica que mais te ajudou!

Mais Vendido nº 3
Teclado Membrana Gamer Redragon Shiva Lunar White RGB K512W-RGB ABNT2
Teclado Membrana Gamer Redragon Shiva Lunar White RGB K512W-RGB ABNT2
Agora com a pintura exclusiva Lunar White para trazer ainda mais estilo para o seu setup
Mais Vendido nº 4
Kit Gamer Teclado Semi Mecanico Gamer Iluminado, Mouse Gamer Com Led USB...
Kit Gamer Teclado Semi Mecanico Gamer Iluminado, Mouse Gamer Com Led USB…
Teclado e mouse com led Iluminado; Teclado Semi mecanico Gamer Usb 2.0 para PC, Notebook Playstation 4 Xbox One
Mais Vendido nº 5
PC Gamer Completo Mancer, AMD Ryzen 5 4600G, 16GB DDR4, SSD 480GB + Monitor 21'...
PC Gamer Completo Mancer, AMD Ryzen 5 4600G, 16GB DDR4, SSD 480GB + Monitor 21″…
Processador AMD Ryzen 5 4600G, 6-Core, 12-Threads, 3.7GHz (4.2GHz Turbo), Cache 11MB, AM4; Memória: 16GB DDR4 | Armazenamento: 480GB SSD | Fonte 400W 80 Plus

Gostou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Links de Afiliados / Imagens API publicidade Amazon

Ajude a comunidade com a sua opinião!

      Comente com sabedoria

      Setup Brasil
      Logo