23 Dicas Para Dar Um Upgrade no Seu Setup Gamer

Última atualização em 12 de dezembro de 2023 as 2:24

Você sente que ainda falta alguma coisa no seu setup? Geralmente para dar um UP no visual do seu setup você precisa passar pelo simples processo de fazer pequenas alterações nele! Aqui você vai encontrar 23 ideias para melhorar o visual do seu setup e entender como elas podem deixá-lo melhor.

1- Escolha uma paleta de cores para o seu setup

A cor ideal do seu espaço gamer pode fazer uma diferença na estética que você nem imagina! Pintar seu espaço gamer é uma maneira relativamente barata de torná-lo mais profissional e pode ser uma das melhores ferramentas para tornar sua configuração de jogo mais confortável e harmônica.

Dependendo do tamanho da sua sala de jogos e da quantidade de luz natural que entra nela, você pode optar pela pintura de paredes em tons pastéis, cinzas e brancos, ou ainda cores mais escuras para enfatizar a iluminação ou os elementos decorativos. Você pode entender melhor como as cores se comportam melhor no seu espaço gamer e até mesmo ver algumas ideias de paletas de cores para o seu espaço, navegando mais um pouco pelo nosso site.

2- Deixe um espaço livre na sua mesa

Muitas das vezes a famosa estratégia menos é mais é valida e pode funcionar. Para otimizar o visual da sua configuração você deve liberar um espaço para fazer com que a sua mesa principal pareça mais espaçada. Deixe apenas o necessário em cima da mesa.

Ter mais espaço nos móveis em geral do seu setup, sejam eles sua mesa, prateleiras, ou armário lhe dará uma sensação de paz e organização, dando um foco especial para os poucos itens de decoração que você optou por manter.

3- Mantenha o seu espaço limpo

Deixar o seu setup longe do acumulo de poeira, migalhas de comida em geral, papéis e coisas que você normalmente não usa é uma boa forma de começar a fazer a diferença no seu ambiente.

Se você geralmente não dá uma atenção frequente à limpeza do seu ambiente, uma hora você acaba percebendo o quão bagunçado ela pode ficar. Por esse motivo, é importante que você mantenha sua configuração de jogo limpa com frequência. 

Lembre-se de tirar a poeira e impureza de todos os cantos e depois, guarde tudo o que não usa no dia a dia dentro de uma gaveta ou caixa.

4- Esconda os cabos

Uma das formas mais eficientes de mudar a aparência do seu setup é o gerenciamento de cabos. Se grande parte dos cabos da sua mesa de jogos estiverem pendurados e espalhados pelo chão, a estética geral do seu setup vai ser de um ambiente desorganizado.

Você pode começar, pendurando os cabos na parte de trás de sua mesa, amarrando eles com um zíper e deixando-os menos à amostra possível. Para diminuir a poluição visual dos seus cabos e dar uma aparência limpa para o seu setup, você pode usar mangas de cabo, zíperes ou clipes adesivos.

Você pode ver outras maneiras de otimizar a bagunça de cabos do seu setup no nosso artigo de 11 Maneiras de esconder os Fios do Seu Setup.

5- Invista em um mousepad longo

Se você tem no seu setup um Mousepad de tamanho médio, ou pequeno e muda para um extragrande é perceptível uma mudança brusca no visual. Além disso, um Mousepad de qualidade é um item quase que indispensável no mundo dos games.

Além de ser funcional na sua jogatina, ele pode dar um UP no visual do seu setup.

6- Considere adicionar painéis de parede RGB

Geralmente os painéis de parede RGB não são itens tão baratos assim, mas valem totalmente a pena se você quiser dar um UP no visual do seu ambiente gamer. Geralmente os modelos são têm instalação extremamente simples (não é necessário aparafusá-los nas paredes, são autocolantes) e vêm em diferentes formas e com diferentes recursos e modos de cores.

Usar painéis RGB para dar um destaque na sua parede, escolhendo a quantidade certa de painéis interligados, pode ser uma forma de deixar a sua personalidade no ambiente e valorizar ele visualmente.

7- Adicione um papel de parede listrado

Os Papéis de parede são uma excelente escolha para dar um diferencial no seu setup. Eles são geralmente são de baixo custo e de fácil instalação. Um Papel de Parede Listrado pode dar um dinamismo para o seu ambiente, aumentando a sensação de estar em movimento contínuo, o que é perfeito para um ambiente gamer.

8- Destaque as bordas com Fitas de LED RGB

As fitas de LED é uma forma extremamente fácil de mudar o visual do seu ambiente, basta instalar elas nas bordas dos móveis. Os modelos geralmente disponibilizam diferentes cores, brilho e outros recursos que você pode controlar para deixar como você quiser.

Você pode fazer a diferença com as fitas de LED colocando-as sob as bordas da mesa de jogos, atrás dos monitores ou nas extremidades do seu ambiente.

9- Escolha um bom wallpaper

Escolher um bom papel de parede ou protetor de tela para o seu monitor é essencial para trazer trazer harmonia e personalidade para o seu espaço. Para deixar a sua tela inicial com uma aparência ainda melhor, você pode tirar todos os ícones que você não usa da área de trabalho do seu PC e colocar um bom papel de parede HD que se estende por seus monitores, para tornar a configuração do seu setup ainda melhor.

10- Adicione algumas plantas

Se você não curte muito uma decoração de estilo futurista para o seu setup e prefere espaços mais naturais, colocar algumas plantas pode fazer a diferença no visual do seu ambiente. Você tem que buscar a combinação entre as cores verde da natureza e as cores do seu PC e monitores. Isso pode realmente dar um diferencial e até mesmo trazer uma sensação de paz e tranquilidade.

Quer saber como escolher a melhor planta para seu espaço? Acesse as 15 melhores plantas do Feng Shui para atrair sorte, prosperidade e abundância para sua casa.

11- Use suportes de braço para o seu monitor

Os monitores geralmente vêm de fabrica com os seus suportes individuais. E não há nada de incomum nisso, e eles são adequados para grande parte dos casos, independente se você usa monitores planos ou curvos. Entretanto, se você quer mesmo mudar a aparência do seu setup para melhor, você pode considerar comprar um suporte de braço para o seu monitor.

Os suportes de braço são ótimas formas de personalizar a altura, separação e inclinação de seus monitores em todos os momentos, e você ainda terá mais organização e espaço para sua mesa. Além de te dar um conforto e ergonomia maior, eles dão um ar de sofisticado para o seu espaço.

12- Use suportes de parede para seus monitores

Se sua mesa for colada na parede, o que na maioria das vezes vai te impossibilitar de usar o suporte de braço citado acima. Os suportes de monitores para parede também são uma ótima maneira de dar um aspecto sofisticado para o seu setup. Além de acrescentar no visual do seu ambiente, eles vão te dar ainda mais espaço na mesa, o que é mais um ponto para tornar o seu setup ainda mais bonito.

Essa opção pode fazer total diferença se o seu espaço é pequeno, onde cada centímetro quadrado conta.

13- Compre um suporte para fones de ouvido

Se você quer mudar o visual do seu setup, você tem que entender que vai conseguir isso nos mínimos detalhes. Se você joga com frequência, você com certeza tem um headset. Entretanto, deixar o fone de ouvido em cima da sua mesa quando você terminar de jogar pode quebrar a harmonia visual do seu setup.

É claro que não é proibido deixar o seu fone onde você quiser, mas caso você realmente queira que sua configuração de jogos pareça limpa e organizada, considere comprar um suporte. Os suportes de fone de ouvido tem como principal função para o visual do seu setup proporcionar uma sensação de alinhamento e equilíbrio perfeitos de organização.

Além de manter o seu espaço mais visivelmente organizado, você está evitando possíveis danos ou cabos bagunçados.

14- Considere dar um tema para a sua sala de jogos

Ao planejar o seu ambiente gamer, na maior parte das vezes os jogadores tendem a decorar e montar a sua sala de jogos aleatoriamente, com decorações diferentes e aleatórias. Escolher um tema específico para a sua sala de jogos pode dar a ela uma aparência única.

Defina um tema específico e crie os detalhes a partir dele. Ao adicionar novos móveis e decoração, se pergunte “isso se encaixa no meu tema?” se a resposta for “não”, então não faça a proeza de adicionar.

15- Exiba o seu gabinete

Se você tem aquele Gabinete super chamativo com RGB interno e um espaço de sobra na sua mesa, não cometa o erro de o esconder embaixo da mesa ou no chão! O Gabinete Gamer é uma peça que por si só já chama muita atenção, então você deve sempre que possível o deixar em destaque no seu setup.

Se você tiver um espaço sobrando na mesa do seu setup, não pense duas vezes antes de colocar o seu gabinete em cima dela em destaque, alinhando-o com a mesa ou a parede mais próxima e exibindo as luzes RGB na frente.

Nos gabinetes gamers, tem uma lateral que é de acrílico ou vidro, que mostra o interior, se esse for o caso, posicione o gabinete de forma que você ou sua visita consiga ter visão da sua “configuração interna”.

16- Adicione um peg board na parede

Peg Board é uma ótima forma de dar um UP no seu setup e é extremamente funcional, principalmente se você não tem muito espaço.

Adicionar um pegboard branco ou preto na parede frontal ou lateral e usá-lo para pendurar seus fones de ouvido, controladores de jogos ou outros itens deixará sua sala de jogos muito mais bonita, liberando espaço na sua mesa e dando um foco especial nos eletrônicos que você tem.

17- Use um armário com prateleira de vidro

Essa ideia é para você que tem um espaço sobrando no seu espaço gamer e bastante brinquedos decorativos. Ter uma prateleira ou armário de vidro e uma boa iluminação direcionada para ela, vai fazer com que os seus itens de decoração ganhem destaque no espaço como se fosse itens de uma vitrine de loja de luxo.

18- Use um suporte de cabo elástico para mouse

Os suportes de cabo elástico para o seu mouse pode te ajudar com um problema que quem joga com mouse de fio sabe qual é! além dele resolver o emperramento e o arrasto do cabo do mouse na mesa, ele faz com que você mova o mouse com total liberdade porque não há atrito com o cabo.

Alguns jogadores de FPS até consideram essa aquisição necessaria para melhorar os movimentos e a mira nos jogos. Com um item desses você dá a sua configuração um ar de sofisticação ainda maior para o seu setup.

19- Considere adicionar quadros

Os pôsteres, ou quadros são uma forma barata e fácil de instalar na parede de dar um up no seu setup, além de geralmente ter uma forte ligação com os seus gostos pessoais.

Se você quiser deixar sua sala de jogos mais bonita, use um ou dois pôsteres para dar vida a ela. Lembre-se que é importante que eles tenham uma moldura de cor diferente da sua parede para dar um contraste. Além de preencher o seu espaço visualmente, eles têm o poder de dar personalidade para o seu ambiente.

20- Use periféricos sem fio

Ter periféricos sem fios, além te dar um conforto maior, já evita a poluição visual de cabos na sua mesa.

Os Periféricos sem fio em geral podem ser um pouco mais caros do que os modelos com fio, mas farão com que sua sala de jogos transpareça uma sensação muito mais clean e confortável.

Mas lembrando que caso seu periférico não seja de bateria “trocável”, você terá q carrega-lo, e isso envolve cabos, não adianta gastar em um mouse sem fio, por exemplo, e deixar o seu cabo de carregamento exposto na mesa.

21- Use uma mesa preta ou branca

Eu recomendo que você não invente arte na hora de comprar a mesa para o seu setup, as vezes o famoso “feijão com arroz” funciona muito bem. As mesas de madeira em suas diversas tonalidades podem ser até bonitas, mais dificilmente vão encaixar na decoração do seu setup gamer, o que pode até atrapalhar te limitando a poucas opções quando você pensar em uma nova configuração estética do seu espaço gamer.

Por esse motivo, para deixar sua configuração de jogo mais bonita, a recomendação é usar cores monocromáticas para sua mesa, como branco, cinza ou preto.

22- Aponte 2 lâmpadas para as paredes

Você pode usar vários truques com a iluminação de uma sala para mudar o ambiente e a sensação que ele proporciona. A maioria das pessoas usam iluminação RGB para dar uma sensação de sofisticação maior.

Você pode apontar a iluminação para a sua parede, com 2 lâmpadas extras e uma fita de LED por trás da sua mesa principal, isso vai deixar o seu ambiente único, já que não é todo lugar que você vê com esse jogo de iluminação.

23- Escolha a cadeira gamer ideal

Ter a cadeira gamer ideal é uma parte crucial para completar o seu setup. É importante que você escolha uma cadeira com uma ergonomia perfeita para você, mas que também se encaixe na estética geral do seu espaço gamer, isso vai fazer toda a diferença.

Escolher a cor da cadeira é uma coisa que você deve ter muito cuidado, digamos que hoje você quer montar seu setup com leds verde, e pega uma cadeira com essa cor, mas se você depois de uns meses você simplesmente enjoar da cor e quiser mudar, a cadeira ficará destoando. É preciso se atentar a isso!

Outra coisa é que você pode estar em duvida entre comprar uma cadeira de escritório ou uma cadeira gamer, te ajudamos com isso no nosso artigo Cadeira Gamer VS Cadeira de Escritório.

Finalizando com chave de ouro…

Vale considerar que algumas ideias podem se encaixar mais e outras menos no seu ambiente, tudo vai depender do seu poder de análise e criatividade, mas basta você projetar direitinho que você consegue encaixar alguns upgrades que farão toda a diferença no seu espaço.

Mas conta para a gente aqui nos comentários, qual desses Upgrades você já fez no seu setup? Qual você ainda pretende fazer? Estamos curiosos, compartilhe com a gente!

Mais Vendido nº 3
Teclado Membrana Gamer Redragon Shiva Lunar White RGB K512W-RGB ABNT2
Teclado Membrana Gamer Redragon Shiva Lunar White RGB K512W-RGB ABNT2
Agora com a pintura exclusiva Lunar White para trazer ainda mais estilo para o seu setup
Mais Vendido nº 4
Kit Gamer Teclado Semi Mecanico Gamer Iluminado, Mouse Gamer Com Led USB...
Kit Gamer Teclado Semi Mecanico Gamer Iluminado, Mouse Gamer Com Led USB…
Teclado e mouse com led Iluminado; Teclado Semi mecanico Gamer Usb 2.0 para PC, Notebook Playstation 4 Xbox One
Mais Vendido nº 5
PC Gamer Completo Mancer, AMD Ryzen 5 4600G, 16GB DDR4, SSD 480GB + Monitor 21'...
PC Gamer Completo Mancer, AMD Ryzen 5 4600G, 16GB DDR4, SSD 480GB + Monitor 21″…
Processador AMD Ryzen 5 4600G, 6-Core, 12-Threads, 3.7GHz (4.2GHz Turbo), Cache 11MB, AM4; Memória: 16GB DDR4 | Armazenamento: 480GB SSD | Fonte 400W 80 Plus

Gostou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Links de Afiliados / Imagens API publicidade Amazon

Ajude a comunidade com a sua opinião!

      Comente com sabedoria

      Setup Brasil
      Logo