7 Dicas Para Montar Seu Espaço de Stream

Última atualização em 26 de outubro de 2023 as 17:26

Você está pensando em fazer lives? Planejando transmitir o seu conteúdo ao vivo? Ter uma sala ou quarto dedicado para isso pode te ajudar bastante, principalmente na qualidade da sua live e no seu resultado. A configuração desses espaços geralmente varia de acordo com o tipo de conteúdo da transmissão.

Se o seu conteúdo é de games, ou algo do tipo, claro que não pode faltar algumas coisas como o equipamento de gravação, computadores ou consoles e decorações. Mas se você está pensando que você precisa de muito espaço para isso, está enganado!

Ambientes menores são até mesmo mais adequadas para servirem como espaço de stream, isso porque geralmente são mais fáceis de você ter controle. Mas não só isso, existem outros fatores que você deve considerar na configuração da sua sala de stream, confira!

1- Instale um isolamento acústico

Principalmente se o seu conteúdo principal é games, é comum que às vezes você se altere um pouco, ou fique entusiasmado e acabe fazendo bastante barulho durante a transmissão, então provavelmente quem mora com você, ou os seus vizinhos podem acabar não gostando, a solução para isso é isolar o som do ambiente.

O isolamento acústico vai te dar uma liberdade muito grande na sua live e vai fazer com que você não precise se preocupar com o barulho que está fazendo. Além disso, muita gente gosta até mesmo da estética que um quarto isolado traz para uma transmissão.

2- Decida a estética geral que você quer

Quando você escolhe uma estética definitiva, fica mais fácil planejar e escolher a decoração do ambiente. Caso você aprecie um visual em geral mais minimalista, decorações simples em duas cores que combinam podem ser o suficiente. Você pode decidir melhor as cores lendo um pouco do nosso artigo sobre como as cores se comportam no espaço gamer.

No entanto, vamos supor que a sua live é dedicada a jogos de tiro. Nesse caso, você pode considerar fazer com que sua sala de streaming pareça uma zona de guerra. Em qualquer caso, decidir sobre a aparência mais ampla da sala ajuda a restringir quais decorações específicas usar.

3- Selecione decorações relevantes

A decoração é uma parte muito importante, isso porque é a primeira impressão que você vai passar para os seus espectadores. É interessante que você decore o seu quarto sendo fiel ao conteúdo que você produz. Por exemplo, se você faz live com foco em um jogo específico, considere colocar posters e decorações em geral relacionadas ao jogo.

Se o seu conteúdo é de games em geral, uma das alternativas é você pendurar gadgets futuristas ou acessórios de jogos retrô na parede, dependendo do estilo que você deseja conservar.

4- Tenha um bom equipamento em mãos

A decoração da sua sala de stream pode dar uma boa primeira impressão para os seus espectadores, mas eu diria que o equipamento é o principal e o fator decisivo que te permite ter uma transmissão de qualidade. A configuração do seu monitor deve permitir que o seu conteúdo seja transmitido sem bordas, assim como é interessante que você tenha uma webcam de qualidade.

Pensando além, ter uma cadeira confortável e ergonômica é importante para você que quer fazer horas e horas de live. Se a qualidade do microfone do seu headset for muito bom, talvez você nem precise de um microfone de mesa. Além disso, não deixe cabos e fios visíveis na sua transmissão, tente esconder e camuflá-los ao máximo. Isso você aprende no nosso artigo de dicas para esconder cabos do seu setup.

5- Ilumine bem o seu ambiente

Ao produzir conteúdo ao vivo, na maioria das vezes é super importante ter uma boa iluminação, tanto focada em você quanto no ambiente. Não tenha medo de investir em Ring Lights, compre uma luz de fundo ou luzes LED simples para começar.

Você pode usar iluminação RGB para dar um up no seu plano de fundo. Assim você pode personalizar a iluminação do seu ambiente, use a sua criatividade para criar cenários vibrantes de vários tons diferentes, do seu jeito. Você pode até mesmo ver algumas ideias no nosso artigo sobre tipos de iluminação para o seu espaço gamer.

6- Considere instalar um chroma key

Essa é uma boa para você que quer um plano de fundo dinâmico e pensa em trocar o plano de fundo com regularidade.

Um chroma key permite com que você coloque diferentes tipos de fundos atrás de você a qualquer momento. Você pode usar a sua criatividade para combinar isso com outras ideias e decorações para o seu espaço de stream.

7- Defina o seu objetivo como streamer

Questione-se qual o seu objetivo como criador de conteúdo ao vivo. Isso é importante porque a criação de tutoriais requer uma abordagem e uma estética diferentes da live de games, por exemplo. Depois de saber o que deseja transmitir, em geral, você pode pensar em ideias de designs mais específicos. Ao mesmo tempo, é interessante que você estabeleça um assunto e uma estética que tenha a sua personalidade inserida.

Algumas perguntas mais frequentes

  1. Como escolher um local adequado para montar seu espaço de stream?

    Escolha um espaço silencioso e bem iluminado, com uma boa conexão de internet e espaço para seus equipamentos.

  2. Como escolher uma mesa adequada para um espaço de stream?

    Olhe por modelos com espaço de armazenamento integrado e fácil acesso aos cabos. Certifique-se de que a mesa seja grande o suficiente para acomodar seus equipamentos.

  3. Como escolher um microfone adequado para stream?

    Busque por modelos de alta qualidade com cancelamento de ruído e ajustes de sensibilidade. Considere a utilização de um filtro pop para minimizar ruídos indesejados.

  4. Como escolher uma webcam adequada para stream?

    Existem vários modelos de alta qualidade com resolução de imagem adequada e boa iluminação. Certifique-se de que a webcam possa ser posicionada de maneira adequada.

  5. Como criar um ambiente de stream acolhedor e personalizado?

    Considere a utilização de iluminação colorida, decoração adequada e imagens de fundo personalizadas. Certifique-se de que o ambiente reflita sua personalidade e estilo.

  6. Como garantir que sua transmissão seja de alta qualidade?

    Certifique-se de ter uma conexão de internet rápida e estável, utilize equipamentos de alta qualidade e verifique a iluminação adequada. Considere a utilização de programas de melhoria de transmissão e faça testes regulares de áudio e vídeo.

Por fim…

Vale lembrar que independente se você é um streamer iniciante, ou veterano, criar uma sala de streaming que chame atenção e remeta a sua própria personalidade é um esforço que vale muito a pena. Conte com essas dicas para ter uma base, mas você também pode iniciar sem algumas coisas e com o tempo ir melhorando, coloque o plano em prática e comente aqui em baixo qual foi a sua experiência!

Mais Vendido nº 2
Monitor Gamer Pichau Centauri Pulse Pro 27, 27 Pol, IPS, QHD, 1ms, 240Hz,...
Monitor Gamer Pichau Centauri Pulse Pro 27, 27 Pol, IPS, QHD, 1ms, 240Hz,…
Possui painel IPS; Taxa de atualização de 240 Hz; Possui 1ms de tempo de resposta; Ângulo de visão horizontal/vertical de 178º/178º
Mais Vendido nº 3
Teclado Mecânico Gamer Sem Fio Logitech G915 TKL com RGB LIGHTSYNC, USB ou...
Teclado Mecânico Gamer Sem Fio Logitech G915 TKL com RGB LIGHTSYNC, USB ou…
Design compacto tenkeyless; Teclado sem fio para jogos com tecnologia LIGHTSPEED; Switches mecânicos GL Tactile de baixo perfil

Gostou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Links de Afiliados / Imagens API publicidade Amazon

Ajude a comunidade com a sua opinião!

      Comente com sabedoria

      Setup Brasil
      Logo