9 Dicas para Reduzir o Consumo de Energia do seu Setup

Última atualização em 12 de dezembro de 2023 as 2:24

Eu sei que o seu PC pode estar consumindo bastante energia, principalmente se você tem uma configuração de última geração e mesmo que nós estejamos acostumados a ter nossos computadores consumindo muita energia durante longas horas de gameplay, ou sessões de trabalhos prolongadas, ainda existem muitos motivos pelos quais devemos tentar reduzir o uso desnecessário de energia.

Reduzir o consumo de energia do seu setup em geral pode trazer alguns benefícios importantes, não só para você, como também para a natureza. O ponto principal é a economia de dinheiro que você vai ter, que a longo prazo pode até ser considerada uma economia significativa, além de que, economizando energia você está contribuindo para a preservação dos recursos naturais, já que maior parte da energia produzida no mundo é vinda de fontes não renováveis (da natureza).

Ficou interessado em saber como economizar energia? Confira algumas dicas para reduzir o consumo do seu Setup!

1- Desligue o computador sempre que puder

Se você não está usando e pode desligar o computador desligue-o completamente. Isso pode economizar muita energia a longo prazo. Muitas vezes você pode ter a mania de deixar o computador ligado sem nenhuma necessidade, apenas pela comodidade de deixar tudo aberto, mas isso pode acabar te custando caro no final do mês.

2- Certifique se a sua GPU não está usando energia em excesso

A sua placa de vídeo geralmente é o componente do seu computador que mais usa energia. É importante verificar o consumo de energia da sua placa, isso porque em alguns casos pode acontecer dela estar consumindo alguns watts desnecessariamente. A principal coisa que você pode fazer, principalmente se a sua placa de vídeo for da NVIDIA, é garantir que ela seja totalmente desligada quando estiver ociosa.

3- Configure o gerenciamento de energia

O sistema operacional do seu computador pode ter algumas opções de gerenciamento de energia que podem ajudar a reduzir o consumo de energia. Configure o sistema para entrar em modo de economia de energia quando não estiver em uso.

O Windows, por exemplo possui algumas ferramentas incorporadas para te ajudar no controle de energia do seu PC. Para ficar por dentro, você pode explorar a guia de “Energia e suspensão”, lá você pode por exemplo definir quando seus monitores desligam quando seu PC está inativo.

Por fim, você também pode ir ao Painel de Controle do Windows e clicar em Opções de energia. Essa área de configuração te permite selecionar um plano de energia específico para o seu computador.

Lá você pode optar por predefinições como:

  • Equilibrado– Faz o equilibrio entre o consumo de energia e o desempenho;
  • Alto desempenho– Dá prioridade total ao desempenho, mas pode aumentar o consumo de energia;
  • Economia de energia– reduz o desempenho onde possível para assim reduzir o consumo de energia.

4- Use o modo de espera

Se você precisar sair do computador por um curto período de tempo, use o modo de espera ou suspensão em vez de desligá-lo completamente. Quando você coloca o computador no modo de espera, ele entra em um estado de baixo consumo de energia, onde o processador, a tela e outros componentes são desativados, mas a memória permanece ativa.

Alguns benefícios de colocar o seu computador em modo espera:

  • Facilidade na retomada– Permite que você retome rapidamente o trabalho de onde parou, sem ter que esperar pelo tempo de inicialização. Ao voltar para o computador, ele acorda rapidamente do modo de espera, poupando tempo e energia.
  • Prolonga vida útil dos componentes– Reduz a quantidade de tempo que eles estão em uso. Isso pode ajudar a prevenir o superaquecimento, reduzir a tensão e prolongar a vida útil dos componentes.

5- Reduza o consumo de energia dos componentes

Sempre que seus dispositivos não estiverem em uso, faz sentido cortar a energia deles. Você podia não saber, mas dispositivos externos com sua própria fonte de alimentação, como impressoras, scanners ou alto-falantes, podem continuar consumindo energia mesmo quando não estiverem sendo utilizados.

Lembre-se de verificar se os dispositivos externos estão desligados e desconecte eles do filtro de linha. O mesmo vale para o seu computador também; Vamos supor que você vai viajar: Certifique-se de desligar o filtro de linha ao qual está conectado ou desligue a CPU na parte traseira. A placa-mãe e LEDs, entre outros componentes da sua máquina, ainda consomem energia mesmo se o PC estiver totalmente desligado.

6- Fique atento com o consumo de energia do seu monitor

Procure sempre opções de monitores de LCD ao invés de CRT. Monitores de tubo catódico (CRT) consomem muito mais energia do que monitores de cristal líquido (LCD). Além disso, caso o seu monitor já seja de LCD, você pode reduzir ainda mais o consumo de energia dele reduzindo o brilho, para um nível de brilho que ainda possa ser funcional, porém mais baixo.

Pensando além, você pode configurar no seu sistema a suspensão de imagem do monitor por inatividade. Porém, ainda mais importante, vale lembrar que você deve sempre desligar os monitores quando eles não estiverem sendo utilizados, para economizar energia deixá-los em modo stand-by nunca é o recomendado.

7- Desligue o RGB

Os LEDs podem até dar um toque especial para o seu setup, mas eles acabam consumindo uma boa parte de energia que poderia ser economizada. Você pode, por exemplo, durante o dia quando os LEDs não chamam tanta atenção assim, desligá-los, já que eles não vão ser tão eficientes na sua ambientação.

Se você tem um teclado RGB, certifique-se de também desligá-lo quando não estiver utilizando ele. Resumindo, quando o LED não estiver sendo tão necessário assim, não pense duas vezes antes de desligá-los caso você queira economizar na conta de luz.

8- Mantenha o seu gabinete limpo

Você pode estranhar inicialmente, ou até mesmo estar se perguntando: ” Qual a ligação entre a limpeza do meu gabinete e o consumo de energia do meu setup?”

A verdade é que manter o computador livre de poeira pode ajudar a evitar o consumo excessivo de energia. Já que quando carregadas de poeira, as Fans utilizam muito mais energia para tentar se manter no seu desempenho comum.

Além do mais, limpar o seu gabinete com uma certa constância evita o superaquecimento da sua CPU. Caso o seu gabinete esteja sujo e cheio de poeira, ele pode impedir a distribuição adequada de calor do hardware. Isso pode fazer com que os componentes trabalhem mais para se resfriarem, o que aumenta o consumo de energia.

Resumindo, ter o seu gabinete limpo pode sim te ajudar na redução do consumo de energia do seu setup, o recomendado é que você realize uma limpeza no seu gabinete no período breve a cada 6 meses.

9- Atualize o seu hardware

Ter um hardware atualizado pode te ajudar na economia de energia por vários fatores, alguns deles são:

  • Tecnologia mais eficiente– Os novos componentes de hardware são projetados com tecnologia mais eficiente em termos de energia do que os modelos mais antigos. Por exemplo, as CPUs mais recentes geralmente têm uma maior eficiência energética, o que significa que eles consomem menos energia para executar a mesma tarefa do que suas versões anteriores. (Mas não para executar tarefas mais avançadas).
  • Melhor gerenciamento de energia– Novos componentes de hardware vêm com melhores recursos de gerenciamento de energia, permitindo que o sistema ajuste o consumo de energia de acordo com o desempenho que você utiliza.
  • Capacidade de atualização- Com hardware atualizado, você pode atualizar componentes específicos em vez de substituir todo o computador. Isso permite que você mantenha o seu sistema atualizado e eficiente em termos de energia, sem precisar adquirir um novo sistema completo.

Resumo com perguntas frequentes

  1. Por que devo me preocupar com o consumo de energia do meu setup?

    Reduzir o consumo de energia pode ajudá-lo a economizar dinheiro na conta de luz e também pode ser uma maneira de ser mais sustentável e reduzir sua pegada de carbono.

  2. Como posso reduzir o consumo de energia do meu computador?

    Você pode ajustar as configurações de economia de energia do seu computador, desligar o monitor quando não estiver em uso, desconectar dispositivos que não estão sendo usados e usar componentes de hardware mais eficientes em termos de energia.

  3. Como posso reduzir o consumo de energia dos meus dispositivos periféricos, como impressoras e alto-falantes?

    Desconecte esses dispositivos quando não estiverem em uso e use modelos que tenham recursos de economia de energia.

  4. É melhor desligar o meu computador todas as noites ou deixá-lo em modo de espera?

    Desligar o computador todas as noites economizará mais energia do que deixá-lo em modo de espera. No entanto, o modo de espera consome menos energia do que deixar o computador em uso.

  5. Posso usar lâmpadas LED para reduzir o consumo de energia da minha mesa de trabalho?

    Sim, as lâmpadas LED consomem menos energia do que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes, além de durarem mais.

  6. Como posso reduzir o consumo de energia do meu setup de jogos?

    Use monitores e placas gráficas mais eficientes em termos de energia, desligue as luzes e outros dispositivos periféricos que não estão em uso e evite jogar por longos períodos de tempo.

  7. Existe alguma outra dica para reduzir o consumo de energia do meu setup?

    Sim, você pode usar um filtro de linha com controle de energia para desligar automaticamente os dispositivos periféricos quando não estiverem em uso e pode considerar o uso de fontes de energia renovável, como painéis solares, para alimentar seu setup.

Finalizando!

Implementar pequenas mudanças em sua rotina, como desligar equipamentos quando não estiver em uso, reduzir o brilho da tela e usar software de gerenciamento de energia, pode te ajudar significativamente na redução do consumo de energia, colocando esses pequenos hábitos como mudanças na sua rotina, você pode ter uma economia significativa na conta de energia.

Gostou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Ajude a comunidade com a sua opinião!

Comente com sabedoria

Setup Brasil
Logo