Como Montar um Setup para Games e Trabalho

Última atualização em 12 de dezembro de 2023 as 2:24

Você trabalha com internet em casa e de quebra ainda dá aquela gameplay nos momentos de lazer, ou descanso? Quer configurar o seu setup para que ele seja perfeitamente equilibrado para os dois? Vamos te ajudar, continue lendo.

Acredito que a pandemia do COVID-19 fortificou ainda mais o mundo dos games. Com as opções de entretenimento limitadas, os games se tornaram a válvula de escape de muita gente e principalmente a galera que já tinha o equipamento necessário para isso, como PC ou console passaram a utilizar ainda mais os games.

Se você já trabalha em casa e quer montar um setup gamer, você não precisa sacrificar a sua área de trabalho para isso. Você deve apenas ficar atento com alguns detalhes que podem fazer toda a diferença, confira a seguir!

Escolha os móveis ideais

A primeira coisa que você precisa para uma ótima configuração de Games/Home Office é uma mesa com um bom espaço, para que ela possa ser multiúso. Afinal, você vai precisar de espaço para apoiar o seu gabinete na mesa, além dos outros periféricos. Uma mesa que indico para todo mundo é uma de mesa standing desk, com ajuste de altura, trazendo mais ergonomia e conforto no seu dia a dia.

A escolha correta entre a cadeira de escritório e a cadeira gamer fica ao seu critério, acredito que com a cadeira gamer você paga um pouco menos para ter um conforto consideravelmente bom à longo prazo, para te ajudar a decidir, você pode ler o nosso artigo sobre Cadeira de escritório vs Cadeira gamer.

Se você busca uma cadeira gamer para passar horas e horas, trabalhando e jogando, eu indico que você se certifique que ela tenha um suporte ajustável para costas e ombro, além é claro, do apoio para o braço. Quanto mais relaxado e menos tenso você manter o corpo nesse tempo todo que você está no PC, melhor.

Fique atento com os periféricos

Se você quer jogar, é claro que não vai querer adentrar na gameplay com os periféricos comuns que podem ser utilizados para o home office. Mouse e teclado gamer podem funcionar para jogos e para trabalho da mesma maneira, já os modelos convencionais podem não funcionar tão bem assim nos games.

Entretanto, você deve considerar alguns fatores para não atrapalhar o seu trabalho com os periféricos gamers, confira!

Teclado

De começo, vale lembrar que um teclado mecânico pode fazer uma grande diferença na sua jogatina. Alguns teclados mecânicos com design ergonômico e apoio para punho podem ser o ideal para você que quer jogar e trabalhar por um longo período de tempo. Entretanto, existe um fator ainda mais importante que o conforto e ergonomia do teclado mecânico para trabalhar.

Esse fator é o barulho que o teclado mecânico pode fazer dependendo do switch dele, alguns modelos de switches podem ser bastante barulhentos e para você que trabalha digitando pode se tornar uma tortura ter que ouvir aquele barulho quase que semelhante a uma máquina de datilografar o dia todo (Que enquanto você está na imersão dos games, com um fone de ouvido se torna imperceptível).

Para você que trabalha bastante com digitação, minha recomendação é que você compre um modelo de teclado mecânico que tenha o switch vermelho, marrom, ou roxo. Isso porque eles fazem as keycaps serem silenciosas, fazendo com que você possa trabalhar focado, sem se irritar com o barulho das teclas.

Mouse

Esse é um caso parecido com os outros periféricos. Embora você consiga trabalhar normalmente com um mouse convencional, talvez você não tenha resultados tão bons assim para jogar. Mas com um mouse gamer, você consegue trabalhar tranquilamente, o importante é que você opte por um mouse confortável caso vá passar longos períodos usando ele.

Além de ser importante ter um mouse gamer ergonômico, vale lembrar que os mouses convencionais costumam ter um tempo de resposta maior, o que é um fator negativo para os games.

Mousepad

Para jogar e trabalhar, um mousepad extra grande pode trazer conforto para o seu trabalho e liberdade de movimento para a sua gameplay, já que com um desses fica difícil de dar aquela velha desculpa de que “O Mousepad acabou, galera!!”.

Monitor

Bom, provavelmente para trabalhar você não precisa de um monitor 240hz, com 0.5ms de tempo de resposta. Mas para jogar talvez seja uma aquisição interessante, mas antes de decidir qual a frequência ideal para seu monitor, veja esse artigo. No geral, a configuração do monitor para jogos vai depender da sua necessidade e condição financeira, mas, em relação ao tamanho do monitor é importante que não seja muito pequeno.

Aliás, você provavelmente consegue trabalhar em um laptop, o tamanho da tela não é um quesito ruim para home office, mas, você provavelmente não vai querer jogar na tela do tamanho de um laptop comum. Então, eu recomendo que você compre um monitor de pelo menos 24 polegadas.

Fone de ouvido

Bom, basicamente o que o seu headset para trabalho/gameplay tem que ter é uma boa qualidade de áudio que funcione bem no dinamismo dos games e um bom microfone é indispensável, tanto para a comunicação dentro dos games, quanto para a comunicação do seu trabalho.

Proteção para os pulsos

Um protetor de pulsos pode ser um bônus interessante para você que passa longos períodos em frente ao computador. Além de um conforto extra, você vai evitar aquelas dores chatas que podem aparecer no pulso.

Cuidado com o malware

Certifique-se de ter um bom antivírus instalado no seu PC, isso pode tornar o seu trabalho ainda mais seguro. Lembre-se sempre de usar programas confiáveis e seguros, nada de sair por aí baixando jogos em links duvidosos!

Dúvidas frequentes

  1. Como escolher um monitor adequado para um setup para games e trabalho?

    Considere o tamanho, resolução, taxa de atualização e tempo de resposta. Monitores com resolução 4K, alta taxa de atualização e tempo de resposta baixo são ideais para games e trabalhos que exigem gráficos de alta qualidade.

  2. Qual é a importância da ergonomia em um setup para games e trabalho?

    A ergonomia é importante em um setup para games e trabalho para garantir o conforto e a saúde física durante o uso prolongado. Certifique-se de que a mesa esteja na altura adequada e que o monitor esteja posicionado de acordo com as recomendações ergonômicas.

  3. Quais são os periféricos essenciais para um setup para games e trabalho?

    Os periféricos essenciais para um setup para games e trabalho incluem um teclado mecânico, um mouse preciso e um headset para jogos. Também é recomendado um monitor secundário para melhorar a produtividade no trabalho.

  4. Como garantir um bom desempenho em games e trabalho em um mesmo setup?

    Certifique-se de que os seus componentes estejam atualizados, otimize as configurações do jogo e use programas de gerenciamento de tarefas para melhorar a produtividade.

  5. Como escolher o local ideal para o seu setup?

    Para escolher o local ideal para o seu setup para games e trabalho, considere a iluminação, a temperatura, o espaço disponível e a privacidade. Escolha um local onde você possa jogar e trabalhar confortavelmente e sem interrupções.

  6. Como organizar os cabos em um setup?

    Considere a instalação de um organizador de cabos ou bandeja para cabos. Também é importante manter os cabos organizados e separados para evitar confusões e facilitar a manutenção.

Finalizando…

Montar um setup para home office que também funciona como uma configuração de jogo tem ligação direta com as escolhas dos periféricos e móveis, equilibrados para as duas funções.

Alguns periféricos feitos especialmente para a gameplay, como mouses, teclados e fones de ouvido de alta qualidade, também podem cumprir a função de te ajudar a trabalhar confortavelmente e claro, quando o trabalho acaba, você tem tudo que precisa para aquela boa e velha gameplay à sua disposição.

Mas e você? Conta para a gente como você consegue conciliar games e trabalho no mesmo setup aqui em baixo nos comentários!

Mais Vendido nº 1
MousePad Desk Pad Eddias em Couro Ecologico 90x40cm + Porta-Copos - (Preto)
MousePad Desk Pad Eddias em Couro Ecologico 90x40cm + Porta-Copos – (Preto)
Qualidade e sotisticação em seu ambiente de trabalho ou diversão!; Acabamento fino, costura artesanal!
Mais Vendido nº 2
Organizador de Mesa Multi Organizer Acrimet (Cor Preto)
Organizador de Mesa Multi Organizer Acrimet (Cor Preto)
Mantenha todos os acessórios ao alcance e fáceis de encontrar.
Mais Vendido nº 3
Suporte Para Computador Com Apoio Xicara Caneta Monitor PC Gamer Mesa...
Suporte Para Computador Com Apoio Xicara Caneta Monitor PC Gamer Mesa…
Ideal para deixar seu Home-office mais confortavel e elegante; Tem espaços especiais para copo, caneta e celular
Mais Vendido nº 4
Lixeira de Metal Redonda, Capacidade de 8.5L, Cor Preta, Ordene
Lixeira de Metal Redonda, Capacidade de 8.5L, Cor Preta, Ordene
Ideal para ser utilizada em escritórios ou home office.; Para descarte de lixo doméstico/escritório.

Gostou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Links de Afiliados / Imagens API publicidade Amazon

Ajude a comunidade com a sua opinião!

      Comente com sabedoria

      Setup Brasil
      Logo