Realize seu sonho: Dicas para Começar a Montar Seu Setup Gamer

Última atualização em 26 de outubro de 2023 as 17:21

Se você quer montar o seu primeiro Setup e não sabe por onde começar, fique tranquilo, estamos aqui para te ajudar. Nesse post você vai ficar por dentro de como construir o seu espaço de jogos de uma forma totalmente personalizada e adaptada ao seu estilo, independentemente de quanto você possa gastar, ou do tamanho do seu espaço, você vai entender como criar o seu espaço do zero.

Montar o seu espaço gamer é uma atividade que envolve bastante da sua personalidade e criatividade, coisas bastante pessoais. Mas, para ter uma sala bem montadinha, você precisa seguir algumas etapas básicas e vamos te ajudar com isso, confira a seguir!

1- Determine o seu orçamento

O primeiro passo e o mais primordial é você planejar o quanto você consegue investir no seu espaço. Vou logo te adiantando que criar o seu próprio ambiente gamer não é nada barato, principalmente no Brasil. Mas não se preocupe! Você consegue montar o seu espaço direitinho por um preço bom se pesquisar bem, ou se já tiver alguns elementos, como mesa, cadeira e etc.

Ao determinar o seu orçamento você deve considerar:

  • Valor máximo que você pode gastar- Estabeleça um teto de gastos, o quanto você pode e está disposto a investir (por exemplo, posso gastar 7 mil reais no meu espaço gamer).
  • Imprevistos– Você deve saber que alguns imprevistos orçamentários podem acontecer, precisar comprar algo mais caro, ou acabar gastando mais um pouco em alguma coisa que você não esperava. Por isso é importante decidir isso com antecedência, considerando deixar algumas coisas menos importantes para comprar depois, ou cortar algumas despesas.
  • Controle de gastos– É importante que você controle bem os seus gastos, use uma planilha, ou monitore os seus gastos anotando-os em um papel. Isso pode te ajudar a evitar alguns imprevistos, ou até mesmo a cobrir eles quando precisar.

2- Separe os componentes mais importantes

Depois de ter ideia de até onde você pode ir com o seu orçamento na sua sala gamer, você precisa separar as prioridades.

Separar as prioridades vai te ajudar a investir o seu dinheiro no espaço de maneira mais sábia e te dará opções para colocar ou retirar novas etapas ao seu projeto, suspender a compra de alguma coisa, se necessário, encontrar soluções e resolver imprevistos. A priorização pode ter três classificações diferentes:

Super prioridades

  • Compre o seu computador e os periféricos;
  • Compre uma cadeira gamer;
  • Compre uma boa mesa;
  • Coloque os móveis no lugar e pinte as paredes.

Prioridades médias

  • Compre itens de gerenciamento de cabeamento;
  • Compre Prateleiras para as paredes;
  • Comprar armário para armazenamento.

Prioridades mínimas

  • Instale iluminação extra;
  • Invista na decoração.

As prioridades podem variar de acordo com cada pessoa, a minha prioridade pode não ser a sua, por exemplo, você pode querer priorizar colocar logo a decoração ao invés de comprar uma cadeira, já que você já possui a cadeira. O importante é você não esquecer de montar a sua própria lista de prioridades!

3- Tenha noção do seu espaço

Essa é uma etapa crucial de todo o processo, aliás, você já imaginou, por exemplo, comprar uma cadeira muito grande que ocupe muito espaço e atrapalhe a ergonomia da sua sala?

Se você tem uma casa muito grande, com bastante espaço e com um cômodo livre, provavelmente você já sabe em qual cômodo você vai montar o seu espaço gamer. Se esse não for o seu caso, provavelmente esse espaço pode ser o seu quarto, um canto da sala.

Quando o espaço é grande, geralmente você não tem muitos problemas para montar do jeito que você quer, porém quando o espaço é pequeno e bem limitado, você precisa ter cuidado. Para te ajudar com isso, temos o nosso artigo com dicas para montar o seu espaço gamer em um ambiente pequeno.

4- Determine o sistema de refrigeração do seu ambiente

Mesmo que não seja tido como uma das coisas mais importantes no começo da configuração do seu ambiente gamer, eu diria que o sistema de refrigeração é um dos pontos mais cruciais de todos, aliás, você pode passar calor, principalmente se você tem uma máquina gamer poderosa à sua disposição.

E caso a sua sala de jogos não tenha uma forma de renovar o ar interno e mantê-lo fresco, provavelmente vai se sentir desconfortável, em um forno. Você pode ficar por dentro de como diminuir o calor no seu setup gamer, caso você não tenha um ar-condicionado.

Assim você pode ficar muito mais confortável e jogar por muito mais tempo sem incômodo algum.

5- Escolha a mesa ideal

Escolher a mesa certa para o seu quarto gamer é importante, principalmente para o seu conforto e para a organização, a mesa vai depender basicamente de duas coisas, o espaço que você tem no seu quarto e a sua necessidade em geral.

Se você tem um quarto com bastante espaço, quanto maior a sua mesa, melhor. As gavetas também são importantes, pois elas ajudam no armazenamento e na organização em geral da mesa. Além disso é importante você ficar atento(a) em fatores como altura da sua mesa, que tem papel importante na sua postura e conforto, uma boa opção seria uma mesa de modelo standing desk.

Outros fatores como estilo da mesa, qualidade do material e opções de gerenciamento de cabos também devem ser considerados antes de comprar uma mesa para o seu ambiente gamer.

6- Escolha a sua cadeira gamer

A cadeira que você vai escolher tem a mesma importância que a mesa. As vezes pode ser difícil escolher uma cadeira ideal para passar horas e horas nela e você pode até mesmo estar confuso para escolher entre uma cadeira gamer, ou cadeira de escritório.

Entretanto, para escolher uma boa cadeira, você deve considerar fatores como:

  • Reclinação
  • Capacidade de tamanho e peso
  • Ajuste de altura
  • Apoios de braços
  • A curvatura ideal na base do assento
  • Suporte lombar ajustável

7- Monte o seu PC

Essa é a parte principal de todas, além de ter um gabinete com um fluxo de ar ideal para resfriar sua máquina, é importante ter claro que tipo de computador se encaixa melhor na sua necessidade. Mas para isso, você precisa primeiramente definir o orçamento que você tem disponível para investir no seu PC.

Depois disso, é importante que você configure ele peça por peça, de acordo com as suas necessidades. Se você tem jogos que você quer jogar em mente, basta procurar pelos requisitos de sistema recomendado por aquele jogo, assim você pode ter uma ideia das peças que vai precisar comprar.

Lembrando que você vai precisar de:

  • Placa mãe;
  • Processador;
  • Memoria RAM;
  • Armazenamento (HD/SSD);
  • Fonte;
  • Placa de vídeo;
  • Gabinete;
  • Periféricos (Mouse, teclado, Mousepad, monitor, headset, alto-falantes);
  • Fans.

8- Procure algumas ideias ou referências

Procure na internet, ou no Pinterest algumas fotos para usar de referência, salve tudo que você gostar e use como inspiração. Anote o que você gosta em cada uma delas, considere se essas inspirações podem ser facilmente introduzidas no seu espaço e se o seu orçamento está disponível para isso.

9- Organize a personalização do seu ambiente

Nem todo mundo tem uma sala vazia, como um papel em branco que pode ser totalmente personalizada do zero para criar uma sala de jogos totalmente personalizada. Saber exatamente o que você pode mudar e o que precisa ser mantido vai te dar bastante ajuda com o plano da sua sala de jogos.

Considere algumas coisas, como:

  • Se você pode mudar a posição dos móveis que você já tem no ambiente, ou você tem uma algum móvel fixo;
  • Se na maior parte do tempo o seu espaço vai ser usado só por você, ou por mais alguém;
  • Se você pode martelar ou aparafusar suas paredes para fazer instalação telas;
  • Se você pode instalar alguma coisa no teto (luzes, um ventilador, etc.);
  • Se puder pinte as paredes ou deixe com as cores originais.

10- Escolha a cor do seu setup

As cores das paredes do seu ambiente são importantíssimas para criar aquela atmosfera personalizada. Pintar as paredes da sua sala de jogos depois de construída pode ser complicado e um trabalho confuso, então se você está nas fases iniciais de criá-la, agora é a hora de escolher as cores certas para sua sala de jogos.

Existem infinitas combinações de cores que tornarão sua sala de jogos perfeita para você e, no final, você precisa escolher as cores para as paredes que ressoam com você. Para te ajudar com isso temos um artigo para você entender como as cores se comportam no seu ambiente gamer, e outro com algumas opções de paletas de cores, para ajudar você que está indeciso.

11- Decore o seu ambiente

Eu diria que decorar o seu ambiente gamer não é um trabalho e sim uma experiência!

Essa é a chance que você tem de colocar a sua cara no ambiente, usar a sua criatividade e personalidade para deixar o espaço com cara de seu. Não tenha medo de tornar o seu ambiente um resumo de tudo aquilo que você gosta, decore sem medo e use a sua criatividade para combinar a decoração.

Algumas ideias para você incrementar na decoração do seu ambiente gamer são:

  • Plantas;
  • Tapetes e carpetes temáticos;
  • Pôsteres;
  • Action Figures;
  • Quadros temáticos;
  • Pop Funko.

12- Fique atento com o gerenciamento de cabos

Planeje o seu espaço gamer de uma forma que ele não fique poluído com muitos cabos espalhados pelo ambiente. Mas acredite, é melhor planejar por onde vai passar os cabos antes de montar o setup, do que depois que ele já está montado.

No entanto, se você já tem um espaço montado e está enfrentando o problema que é a bagunça de cabos, o nosso post com dicas para esconder os fios, pode te ajudar.

13- Instale um armário de armazenamento e prateleiras

Agora com o seu espaço gamer quase completo, você precisa ficar de olho no espaço restante e escolher a sua opção de armazenamento.

Do ponto de vista prático, armários e prateleiras de armazenamento são sempre tidos como uma boa opção em uma sala de jogos, mesmo que você pense que não tem tantas coisas para colocar agora. Mas com o passar do tempo, você vai ver o quão interessante é ter mais espaço de armazenamento para guardar suas coisas que vão se acumulando ao longo do tempo.

Você pode optar por muitos itens de armazenamento diferentes em sua sala gamer. Tudo vai do seu gosto, da sua criatividade e como ele vai se adaptar no seu quarto. Algumas ideias de itens para armazenamento/ suporte para decoração são:

  • Prateleiras de armazenamento em cubos– Para exibir suas coleções/decorações;
  • Vitrines de vidro– Para exibir seus action figure e coleções em geral;
  • Prateleiras de parede– São perfeitas para otimização de espaço e para exposição de decoração.

14- Ilumine o seu ambiente

Esse é aquele toque especial que você dá no ambiente. A iluminação é o que cria a atmosfera do seu espaço gamer, trazendo personalidade e criando um ambiente único. Seja com faixas RGB, lasers, projetores, escolha o tipo de iluminação que você mais gosta para o seu setup gamer e seja feliz!

Para facilitar a sua vida, você pode ler o nosso post que exibe mais detalhes sobre tipos de iluminação para o seu espaço gamer.

Perguntinhas mais frequentes

  1. Qual é o primeiro passo para montar um setup gamer?

    O primeiro passo para montar um setup gamer é definir o seu orçamento e as suas necessidades. Isso ajudará a determinar quais componentes e periféricos você precisa.

  2. Quais são os componentes básicos para um setup gamer?

    Os componentes básicos para um setup gamer incluem uma placa-mãe, processador, memória RAM, placa de vídeo, armazenamento em disco rígido ou SSD e uma fonte de alimentação.

  3. Como escolher a melhor placa de vídeo para o seu setup gamer?

    Para escolher a melhor placa de vídeo para o seu setup gamer, considere a sua necessidade de desempenho, o orçamento disponível e a compatibilidade com os outros componentes do seu sistema.

  4. Quais são os periféricos essenciais para um setup gamer?

    Os periféricos básicos e essenciais para um setup começa com um monitor de alta qualidade, um teclado mecânico, um mouse preciso e um headset para jogos.

  5. Como garantir um bom desempenho de jogos em um setup gamer?

    Para garantir um bom desempenho de jogos em um setup gamer, certifique-se de que os seus componentes estejam atualizados, otimize as configurações do jogo e considere o uso de ferramentas de otimização de desempenho.

  6. Qual é a importância da ergonomia em um setup gamer?

    A ergonomia é importante em um setup gamer para garantir o conforto e a saúde física durante o uso prolongado. Certifique-se de que a mesa esteja na altura adequada e que o monitor esteja posicionado de acordo com as recomendações ergonômicas.

  7. Como escolher o local ideal para o seu setup gamer?

    Para escolher o local ideal para o seu setup gamer, considere a iluminação, a temperatura, o espaço disponível e a privacidade. Escolha um local onde você possa jogar confortavelmente e sem interrupções.

Finalizando…

Tenho quase certeza de que depois de ler o nosso post você já tem uma ideia de por onde começar a montar o seu espaço gamer. Lembre-se de projetar a configuração do seu setup gamer dos sonhos com calma e pensar nos mínimos detalhes de cada ideia, isso vai te ajudar ainda mais a montar um ambiente confortável e exatamente do jeito que você quer.

Mais Vendido nº 1
Computador Gamer Completo RGB Intel Core i5 8GB SSD 512GB Kit Gamer com Headset...
Computador Gamer Completo RGB Intel Core i5 8GB SSD 512GB Kit Gamer com Headset…
SSD – 10x mais rápido que um HD (Disco rígido); Gabinete Gamer com 3 LED Fans RGB e controle remoto para gerenciar as cores e efeitos
Mais Vendido nº 3
PC Gamer Completo Mancer, AMD Ryzen 5 4600G, 16GB DDR4, SSD 480GB + Monitor 21'
PC Gamer Completo Mancer, AMD Ryzen 5 4600G, 16GB DDR4, SSD 480GB + Monitor 21″
Processador AMD Ryzen 5 4600G, 6-Core, 12-Threads, 3.7GHz (4.2GHz Turbo), Cache 11MB, AM4; Memória: 16GB DDR4 | Armazenamento: 480GB SSD | Fonte 500W 80 Plus
Mais Vendido nº 4
PC Gamer OnGaming® Powered by Cougar MX360-I5 Core i5 10400F, GeForce™ RTX...
PC Gamer OnGaming® Powered by Cougar MX360-I5 Core i5 10400F, GeForce™ RTX…
Intel Core i5 10400F, 2,9GHz – Excelente Custo Benefício; NVídia GeForce RTX 3050 8GB; SSD 480GB, deixando seu desempenha nas alturas
Mais Vendido nº 5
PC Gamer Intel Core i7 3ª Geração 16GB RAM Geforce RTX 2060 6GB SSD 256GB...
PC Gamer Intel Core i7 3ª Geração 16GB RAM Geforce RTX 2060 6GB SSD 256GB…
PC Gamer pronto para rodar qualquer jogo disponível no mercado; Intel Core i7 3770 3ª Geração

Gostou desse artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Links de Afiliados / Imagens API publicidade Amazon

Ajude a comunidade com a sua opinião!

      Comente com sabedoria

      Setup Brasil
      Logo