Como Manter o Fluxo de Ar Perfeito no Seu Gabinete

Última atualização em 17 de junho de 2024 as 18:28

Um fluxo de ar preso dentro do seu gabinete pode resultar em um calor excessivo, tornando-se um dos principais fatores para deixar o seu ambiente gamer calorento, já que essas máquinas podem virar literalmente aquecedores, tornando o seu momento de lazer uma verdadeira tortura.

Ao montar o computador por conta própria, muita gente não considera o fato de instalar a ventilação do gabinete de uma forma que ele mantenha um fluxo de ar ideal. Você pode estar se perguntando “Então, qual é a configuração de fluxo de ar ideal para o meu gabinete? E de que maneira eu posso fazer isso?” Continue lendo que vamos te explicar da forma mais simples possível!

Para começar

O fluxo de ar consiste basicamente na forma como o ar se move pelo sistema do seu gabinete. Esse fator tem ligação direta com a escolha do gabinete e das ventoinhas, incluindo a posição e a para onde vai sair o ar dessas ventoinhas. 

Outra coisa importante é lembrar do seu hardware ao considerar o fluxo de ar. Certos hardwares podem funcionar bem com uma configuração de fluxo de ar mais básica, mas outros hardwares mais potentes, produzem mais calor e automaticamente exigem muito mais atenção com a ventilação.

O Gabinete

Escolher um gabinete que tenha boas opções de fluxo de ar para o tipo de configuração que você está usando é o primeiro passo para não superaquecer a sua máquina. É importante que ele tenha espaço para ventilação, bem como algumas opções boas para instalação da ventilação.

Curiosidade: gabinete mais caro do Brasil

Os Fans

Para você que ainda é iniciante no assunto, os ventiladores podem ser instalados como entrada ou exaustão. Geralmente, você encontrará pequenas setas nas laterais dos ventiladores que indicam para que lado fica o escape do ar.

Dessa forma, por exemplo, caso as setas estejam direcionadas para fora quando você o apoiar contra o local onde irá montá-lo, o ar será empurrado para fora do gabinete. Se isso for invertido, ele puxará o ar para dentro.

Outro ponto é que, alguns ventiladores são criados para determinadas funções em específico. Os dois principais tipos de fans são: Fans de pressão estática e fans de alto fluxo de ar.

Configuração do fluxo de ar

Veja a seguir as configurações de fluxo de ar que você pode seguir. Existem 3 opções comuns sobre as quais as pessoas falam, veja a seguir sobre cada uma, seus prós e contras.

Configuração positiva

Configuração positiva do fluxo de ar no gabinete cpu

Essa configuração é conhecida por ter todos os seus ventiladores como entrada, significa que todo o ar de fora será puxado para dentro do gabinete, com nenhum ou um menor número de fans expulsando o ar do gabinete.

Isso pode ser positivo para abaixar a temperatura do seu hardware, no entanto, sem nenhum lugar para empurrar o ar mais quente para fora, pode ser um problema, principalmente se o seu sistema consome bastante desempenho do hardware, produzindo bastante calor.

Vantagens:

  • Menos poeira dentro do gabinete;
  • Hardware possivelmente mais fresco.

Configuração negativa

Configuração negativa do fluxo de ar no gabinete cpu

Essa é nada mais nada menos que o oposto da Configuração Positiva. Entretanto, a grande parte dos ventiladores estão expulsando o ar para fora do gabinete. Esse modo, tira bastante ar quente de dentro do gabinete, diminuindo as chances de superaquecer, porém o acumulo interno de poeira tende a ser muito maior.

Configuração neutra

Configuração neutra do fluxo de ar no gabinete cpu

Essa configuração é geralmente considerada a configuração de fluxo de ar ideal, pois é a combinação da configuração positiva e negativa. Nessa configuração, você terá alguns fans puxando o ar de fora para dentro e outros expulsando o ar quente de dentro para fora.

O mais comum é que os ventiladores de entrada fiquem na frente do gabinete e o escape na parte de trás e na parte superior. Isso significa que o ar se move dentro do gabinete pela frente e sai pela parte superior traseira. Sendo importante que você não esqueça que não pode colocar o seu gabinete com o fundo encostado em algo, pois assim irá atrapalhar a saída de ar quente.

Perguntas frequentes

  1. Por que o fluxo de ar é importante no gabinete?

    O fluxo de ar é importante no gabinete para garantir que o ar fresco circule e mantenha os componentes do computador resfriados. Isso ajuda a evitar o superaquecimento e a prolongar a vida útil do seu sistema.

  2. Como verificar o fluxo de ar no gabinete?

    Verifique a disposição das ventoinhas e a direção do fluxo de ar. Certifique-se de que as ventoinhas estejam instaladas corretamente e que o ar fresco esteja entrando no gabinete e o ar quente saindo.

  3. Como escolher o tamanho correto de ventoinhas para o seu gabinete?

    Verifique as especificações do seu gabinete e da placa-mãe. Escolha ventoinhas que sejam compatíveis com as especificações do seu sistema e que se ajustem ao tamanho do gabinete.

  4. Como organizar os cabos dentro do gabinete para melhorar o fluxo de ar?

    Utilize abraçadeiras de cabos e organize os cabos de forma ordenada para que não obstruam a passagem de ar dentro do gabinete.

  5. Como escolher a localização correta para as ventoinhas do gabinete?

    Verifique as especificações do seu gabinete e da placa-mãe. Instale as ventoinhas de acordo com as instruções do fabricante para garantir o fluxo de ar ideal.

  6. Como limpar o gabinete para manter o fluxo de ar adequado?

    Com um compressor de ar ou um aspirador de pó com bico para remover a poeira e outros detritos que possam obstruir a passagem de ar.

  7. Como monitorar a temperatura do seu sistema para garantir o fluxo de ar adequado?

    Use programas de monitoramento de temperatura do sistema. Se a temperatura do seu sistema estiver acima do normal, verifique se as ventoinhas estão funcionando corretamente e se a passagem de ar não está obstruída.

Por fim…

Determine qual é a melhor configuração de ventilação para a sua CPU e não deixe ela superaquecer, isso evita até mesmo o calor que você possa sentir. E caso você passe por essa situação de calor no setup, podemos te ajudar com o nosso artigo sobre maneiras de diminuir o calor no seu setup.

E você, qual a configuração de fluxo de ar acha mais adequado para seu gabinete?

Mais Vendido nº 2
6 Kit 120mm Ventilador de Refrigeração argb Velocidade Ajustável LED 12cm...
6 Kit 120mm Ventilador de Refrigeração argb Velocidade Ajustável LED 12cm…
O controller possui entrada para até 10 ventoinhas e duas entradas para conexão de LED.
Mais Vendido nº 3
GAMDIAS Kit com 3 fans Aeolus M2-1203 LITE RGB 120mm
GAMDIAS Kit com 3 fans Aeolus M2-1203 LITE RGB 120mm
Kit completo com 3 fans RGB para iluminar e ventilar seu computador.; Rolamento hidráulico fornece um fluxo de ar eficiente e silencioso.
Mais Vendido nº 4
Kit 3 Cooler Fan Led Rgb 120mm 12cm Gabinete Pc Gamer Ventoinha
Kit 3 Cooler Fan Led Rgb 120mm 12cm Gabinete Pc Gamer Ventoinha
Velocidade entre 600-1100RPM; Extremamente Silencioso; conector Molex de 4 Pinos; LED: RGB Estático
Mais Vendido nº 5
INTELAR Kit 6 Cooler Ventoinha Fan Rgb 120mm 12cm,Ventiladores de PC de...
INTELAR Kit 6 Cooler Ventoinha Fan Rgb 120mm 12cm,Ventiladores de PC de…
cooler cooler fan 120mm kit fan 120mm fan 120mm rgb fan rgb kit 6 fan rgb 120mm

Links de Afiliados / Imagens API publicidade Amazon