Fatos Importantes ao Colocar seu PC de Frente pra Janela

Última atualização em 17 de junho de 2024 as 18:27

Você pode ter ouvido opiniões diversas sobre onde você deveria colocar a sua mesa do setup, principalmente sobre colocar na frente de uma janela. As opiniões são divididas entre aqueles que acham uma ótima ideia por ter acesso mais fácil ao ar fresco e à luz natural, já outros não acham a ideia tão boa assim, principalmente por causa de fatores como a distração e o brilho forte do sol.

Mas, será que realmente vale a pena colocar a mesa na frente da janela? Continue lendo para descobrir!

Razões para não colocar a mesa em frente a janela

Existem sim algumas desvantagens em colocar uma mesa na frente de uma janela, confira!

1- Ruídos

As distrações sonoras quando você está mais próximo da janela é inevitável, a não ser que você tenha ela vedada com um isolamento sonoro. As distrações podem ser por qualquer coisa, desde conversas em voz alta na rua, tráfego de carros, ou até mesmo obras.

Tudo isso pode afetar diretamente a sua concentração e a sua produção no trabalho. Aliás, qualquer trabalho que exija concentração não dá para ser feito com maestria em um ambiente barulhento.

2- Distrações visuais

Com a sua mesa posicionada em frente à janela, o ambiente exterior pode te distrair bastante. Às vezes é inevitável que o cenário que se movimenta lá fora chame a sua atenção e acabe até mesmo te atrapalhando no seu trabalho.

Também, caso o seu escritório ou casa estiver situado em uma área movimentada, você pode ficar distraído com a agitação do lado de fora. Isso consequentemente vai diminuir o seu foco e a sua produtividade.

3- Muita poeira

Se você quer colocar a sua mesa na frente da janela e essa janela vai permanecer aberta durante o período que você está lá, o acumulo de poeira tanto nos seus periféricos como teclado e Mousepad, como no gabinete vai ser inevitavelmente maior.

Isso acontece porque as janelas tendem a estar abertas para a circulação de ar fresco, o que significa que poeira e outras partículas podem entrar em sua área de trabalho. Tudo isso pode afetar diretamente o resfriamento do seu gabinete, já que com a poeira acumulada nos Fans ele não vai ter o fluxo de ar ideal.

4- Luz excessiva

A luz do sol da manhã pode ser muito benéfica, mas garanto que na hora que você tiver trabalhando na sua mesa, não. A luz solar excessiva pode ser muito perturbadora e dificultar durante aquele período do dia em que o sol está muito exposto na sua direção.

Por exemplo, suponha que você esteja tentando se concentrar em uma tarefa e o sol está batendo diretamente na sua cara, vai usar um óculos escuro para trabalhar? Isso pode afetar a sua concentração, o que pode resultar em erros que normalmente você não cometeria.

Até mesmo se a luz não bater direto em você, a luz em excesso pode interferir na qualidade da tela do seu monitor, alterando as cores e sendo obrigado a reduzir o brilho para enxergar melhor.

5- Sol batendo no seu equipamento

Caso a luz solar bata diretamente na sua mesa durante alguma parte do dia, isso pode ser um ponto super negativo para os seus equipamentos, já que eles podem superaquecer.

Isso pode acabar afetando o desempenho dos seus equipamentos, já que os componentes do seu PC precisam permanecer na temperatura ideal para funcionar corretamente e caso esse sol esteja em contato direto com sua CPU você pode ser surpreendido com desligamentos automáticos por superaquecimento.

6- Parece pouco profissional

Esse motivo é importante de ser lembrado, principalmente se você trabalha em escritório e lida com clientes na sua sala o tempo todo. Colocar sua mesa na frente da janela pode ser uma má ideia do ponto de vista comercial.

Imagine você recebendo um cliente importante, ele verá primeiro sua mesa e a janela atrás dela. Ter sua mesa voltada para longe deles pode acabar passando uma sensação de desinteresse e falta de atenção.

7- Percepção menor do ambiente

Quando você se senta em frente à janela, não dá pra ver muito bem o que está acontecendo ao seu redor. Dessa forma, por exemplo, quando seu chefe ou colega se aproxima de sua mesa, você pode não perceber sua presença até que eles estejam bem ao seu lado.

Mais ainda, ter sua mesa de frente para uma janela aberta também pode dificultar a sua interação com seus colegas se você trabalha em equipe.

Como manter a mesa na frente da janela da maneira ideal

Depois de ver tantos contras, nos pontos acima, você pode estar se perguntando se não há problema em manter sua mesa na frente da janela. A resposta é que você pode fazer alguns ajustes para a mesa na frente da janela não afetar negativamente o seu trabalho. Confira quais são esses ajustes!

1- Posicione sua mesa na lateral e não na frente da janela

Se você quer lidar com as distrações e evitar ela, busque colocar a mesa ao lado da janela em vez de na frente dela. Posicionar ao lado da janela pode ajudar a minimizar as distrações e a criar um ambiente de trabalho mais confortável e produtivo.

2- A luz excessiva pode ser evitada com cortinas

Naquele momento do dia em que o sol está batendo muito forte e te incomodando, você evitar isso instalando uma persiana, ou cortina na janela para reduzir o brilho e a luz. Além de reduzir o incomodo com a luz excessiva a sua cortina vai ajudar a manter a temperatura ambiente e também a sua privacidade.

3- Colocou a cortina e ficou muito escuro? E agora?

Colocou uma cortina e achou muito escuro? invista em uma boa iluminação interna. Assim, nos períodos em que você tiver que utilizar a cortina você pode manter a iluminação ideal no seu ambiente do mesmo jeito.

Como aumentar a sua produtividade com a mesa na frente da janela

A mesa na frente da janela pode aumentar a sua produtividade em alguns casos, basta você utilizar os pontos positivos ao seu favor. Veja!

Utilize a luz natural ao seu favor: A iluminação natural pode aumentar os níveis de energia e melhorar consideravelmente a concentração. Aproveite a luz amena natural para dar um UP na sua produção, mas não deixe que o mínimo de luz excessiva te prejudique.

Limite as distrações: Esse é fator crucial para você que trabalha com concentração. Naqueles momentos em que o ambiente externo te distrai, não pense duas vezes antes de fechar a janela e a cortina.

Resumão com perguntas frequentes

  1. É seguro colocar o PC de frente para a janela?

    Colocar o PC de frente para a janela não é necessariamente inseguro, mas é importante tomar algumas precauções para evitar danos causados por luz solar direta, mudanças de temperatura e umidade.

  2. Como evitar a exposição do PC à luz solar direta ao colocá-lo de frente para a janela?

    Para evitar a exposição do PC à luz solar direta ao colocá-lo de frente para a janela, considere a instalação de cortinas ou persianas para bloquear a luz solar direta ou mover o PC para uma posição onde a luz solar não atinja diretamente a tela ou a CPU.

  3. Quais são os benefícios de colocar o PC de frente para a janela?

    Os benefícios de colocar o PC de frente para a janela incluem o acesso à luz natural e a vista do ambiente externo, o que pode melhorar o bem-estar e a produtividade.

  4. Como escolher a melhor posição para o PC ao colocá-lo de frente para a janela?

    Para escolher a melhor posição para o PC ao colocá-lo de frente para a janela, considere a luz solar direta, a temperatura e a umidade do ambiente, a posição da tela em relação à luz e a segurança do local.

Conclusão

Posicionar a sua mesa de trabalho na frente da janela pode ser benéfico, como também pode trazer malefícios. Tudo vai depender de como você organiza os fatores positivos e negativos. Não se esqueça de limitar as distrações, fazer pausas regulares e utilizar a luz natural ao seu favor.

Algumas dicas foram dadas para ambientes de trabalho, pode ser que não seja o seu caso, você apenas pensa em colocar o computador de frente para janela do seu quarto ou sala, porém os cuidados devem ser o mesmo.

Outro fator importante é verificar se o sol bate diretamente na janela, se sim, se é nascente ou poente. O sol da manhã pode ser tranquilo e fácil de lidar, porém, o sol da tarde pode ser escaldante e muito incômodo.

Um fato interessante sobre janelas é, qual é a visão que você terá de fora, se for para frente da rua com muitos carros e pessoas passando = MUITA DISTRAÇÃO.

Se for para uma janela de frente para uma área verde, pro mar, montanha ou algo com pouca, ou sem movimentação = POUCA, OU NULA DISTRAÇÃO.

Seguindo essas dicas, você pode manter o seu ambiente de trabalho produtivo e fluído.

Links de Afiliados / Imagens API publicidade Amazon