O que é Screen Tearing (Rasgo de Tela)

Você já deve ter ouvido falar em screen tearing, mas sabe o que isso significa? Basicamente, o screen tearing, ou rasgo de tela, é um problema que ocorre durante a reprodução de vídeos ou jogos, quando a imagem parece se dividir em duas ou mais partes.

Isso acontece porque a placa de vídeo do seu computador ou console nem sempre está sincronizada com a taxa de atualização do monitor ou da TV em que você está usando. A taxa de atualização é a quantidade de vezes que a imagem é atualizada na tela por segundo.

Quando a placa de vídeo envia uma nova imagem para o monitor no meio do processo de atualização, o resultado é o screen tearing. Isso ocorre porque o monitor está exibindo uma imagem antiga e uma nova ao mesmo tempo, causando a divisão da tela.

Para resolver esse problema, existem algumas soluções. Uma delas é ativar a sincronização vertical (VSync) nas configurações do jogo ou do driver da placa de vídeo. Essa opção faz com que a placa de vídeo limite a taxa de quadros por segundo para corresponder à taxa de atualização do monitor.

Outra solução é utilizar um monitor com taxa de atualização adaptativa, como o G-Sync da Nvidia ou o FreeSync da AMD. Essas tecnologias ajustam automaticamente a taxa de atualização do monitor de acordo com a taxa de quadros enviada pela placa de vídeo, eliminando o screen tearing.

Resumidamente, o screen tearing é um problema que ocorre quando a placa de vídeo não está sincronizada com a taxa de atualização do monitor, resultando em uma imagem dividida. Para corrigir isso, pode-se ativar a sincronização vertical ou utilizar um monitor com taxa de atualização adaptativa.

      Setup Brasil
      Logo