O que é Voltage (Voltagem)

A voltagem, também conhecida como tensão elétrica, é um conceito importante para entendermos o funcionamento dos aparelhos eletrônicos. Ela é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um circuito.

Imagine que a eletricidade é como a água em um rio. A voltagem seria a inclinação do terreno, ou seja, a força que impulsiona a água a fluir. Da mesma forma, a voltagem impulsiona a corrente elétrica a fluir pelos fios de um circuito.

A voltagem é medida em volts (V) e pode variar de acordo com a necessidade do dispositivo. Alguns aparelhos requerem uma voltagem mais alta para funcionar corretamente, enquanto outros funcionam com voltagens mais baixas.

É importante destacar que a voltagem fornecida pela rede elétrica pode ser diferente em cada país. No Brasil, por exemplo, a voltagem padrão é de 127V ou 220V, dependendo da região. Por isso, é necessário utilizar adaptadores ou transformadores de voltagem quando viajamos para outros países.

De fato, é fundamental respeitar a voltagem indicada nos aparelhos eletrônicos. Usar um dispositivo que requer uma voltagem mais alta em uma rede elétrica com voltagem menor pode danificá-lo e até mesmo causar acidentes.

Finalmente, a voltagem é a força que impulsiona a corrente elétrica a fluir nos aparelhos eletrônicos. É importante conhecer a voltagem adequada para cada dispositivo e tomar os devidos cuidados para evitar danos e acidentes.

      Setup Brasil
      Logo