O que é Web Server (Servidor Web)

Um Web Server, ou Servidor Web, é um programa que permite a comunicação entre computadores através da internet. Ele é responsável por receber as solicitações de acesso a páginas da web e enviar as informações solicitadas de volta para o usuário.

Imagine que você está navegando na internet e decide visitar um site. Ao digitar o endereço na barra do navegador e pressionar enter, o seu computador envia uma solicitação para o servidor web responsável por esse site.

O servidor web recebe essa solicitação e verifica se a página solicitada está disponível. Se estiver, ele envia os arquivos necessários para exibir o site no seu navegador. Esses arquivos podem incluir imagens, textos, vídeos e outros elementos que compõem a página.

Além do mais, o servidor web também é responsável por processar as informações enviadas pelos usuários através de formulários presentes nas páginas. Ele recebe esses dados e os envia para um banco de dados ou outro sistema responsável por armazenar e processar essas informações.

Em conclusão, o servidor web é como um intermediário entre o usuário e o site que ele está acessando. Ele recebe as solicitações, busca as informações necessárias e as envia de volta para o usuário. Sem um servidor web, não seria possível acessar e interagir com os sites que estão disponíveis na internet.

Portanto, sempre que você acessar um site, lembre-se que por trás dessa experiência existe um servidor web trabalhando para tornar isso possível.