Produtividade e Ergonomia: Como Organizar sua Estação de Trabalho

Última atualização em 17 de junho de 2024 as 18:28

Quando o seu período de trabalho é longo, até mesmo os mínimos detalhes do seu espaço de trabalho, como a posição do monitor ou a altura da cadeira, afetam diretamente na sua produtividade e até mesmo na sua saúde.

Você deve organizar o seu espaço de trabalho de uma maneira que ele não te desgaste aos poucos, mas é isso que cadeiras desconfortáveis, mesas bagunçadas e pouca iluminação acabam fazendo a longo prazo, mesmo que você não acabe percebendo isso no dia a dia. No entanto, você pode fazer alguns ajustes que vão dar um super UP, tanto na sua saúde, quanto na sua produtividade.

Saúde e ergonomia

Primeiramente, você deve ficar por dentro de quatro pontos ergonômicos que são extremamente importantes, não só para a produção e criatividade como também para manter sua saúde. Confira!

1- Teclado

O uso de uma mesa com bandeja de teclado articulada pode deixar o seu teclado na posição ideal para os seus braços. Entretanto, ela deve acomodar o mouse, fornecer espaço para as pernas e ter um mecanismo ajustável de altura e inclinação. A bandeja não deve afastá-lo demais de outros materiais de trabalho, como o telefone, dessa forma ele tende a tirar a praticidade.

Além disso, o seu teclado deve estar posicionado de frente com o seu corpo e sempre em uma altura que os seus ombros fiquem relaxados. Caso você não tenha uma bandeja de teclado totalmente ajustável, pode ser necessário ajustar a altura da sua mesa, ou da sua cadeira, ou usar uma almofada para ficar em uma posição confortável. Não se esqueça de evitar deixar os seus pés pendurados, deixe eles sempre apoiados.

A melhor opção para se ter um ambiente de trabalho perfeito é você escolher uma boa cadeira gamer ou de escritório e uma boa mesa com ajuste de altura, isso trará a combinação perfeita de ergonomia, te dando muito mais liberdade de fazer ajustes finos que farão toda a diferença na sua postura.

2- Monitor

O mau posicionamento do seu monitor, e dos outros elementos importantes que compõem a sua mesa de trabalho pode acabar te deixando com uma postura ruim, tudo que evitamos aqui.

Você deve começar centralizando o seu monitor na sua frente, juntamente com o teclado. O terço superior do monitor deve estar no nível dos seus olhos, não fique muito perto da tela, tente manter uma distância de aproximadamente 70cm entre os seus olhos e o monitor.

Tome cuidado com o brilho excessivo, às vezes à imagem pode ficar mais nítida e mais bonita, mas pode fazer mal para os seus olhos (inclusive vou adotar esse conselho para mim mesmo). Ajuste o ângulo vertical da tela e os controles da tela para minimizar o brilho das luzes do teto.

melhores praticas de ergonomia para se trabalhar no computador, sentado ereto, sentado inclinado e em pé com standing desk.

3- Cadeira

Primeiro, os seus quadris devem estar o mais para trás possível na sua cadeira, você não pode esquecer de ajustar a altura da sua cadeira para que os seus pés fiquem no chão e os seus joelhos fiquem um pouco abaixo do seu quadril.

Mais ainda, o encosto deve estar reclinado em um ângulo entre 100°-110°, a parte superior e inferior das suas costas devem estar apoiadas, se a cadeira não for suficiente para isso, você pode usar algumas almofadas pequenas, por exemplo. Caso a sua cadeira tenha apoios de braço, você deve ajustá-los para que eles deixem os seus ombros relaxados, se eles atrapalham mais do que ajudam, remova os apoios de braço.

4- Pausas

Logo após organizar direitinho a sua estação de trabalho do computador, você não deve esquecer dos hábitos saudáveis. Não importa o quão organizado o seu ambiente está, ficar parado por muito tempo faz mal para a circulação sanguínea e prejudicam seu corpo.

Por esse motivo você deve fazer algumas pausas de alongamento a cada 30 minutos, e depois de cada hora de trabalho você deve fazer uma pausa de 5 a 10 minutos. Além disso, nada de ficar na frente da telinha na hora do almoço, tire um tempo para ficar longe do computador.

Evite cansar a sua visão, sempre reoriente os seus olhos de tempos em tempos, quando sentir os olhos cansados tente dar pausas momentâneas, não esqueça da postura ideal e de sempre se mover quando possível.

Elementos essenciais para o seu espaço de trabalho

Não vá pensando que a organização ao redor do seu ambiente não tem ligação com a sua produtividade, porque tem! Além da boa ergonomia, é importante que você faça alguns ajustes em elementos “externos” para que eles influenciem positivamente na sua concentração e produção.

Temperatura

Não há dúvidas de que estar em um ambiente de trabalho com a temperatura confortável é fator crucial para o seu desempenho, já imaginou trabalhar suando no calor? Ou tremendo no frio? Sem condições né! A concentração passa longe em condições assim.

Por esse motivo, é importante que você tenha um ambiente com uma boa circulação de ar fresco, ou que tenha um ar condicionado. Manter uma temperatura confortável no seu ambiente de trabalho é super importante. E para você que tem como o seu principal problema o calor, eu indico que você leia o nosso artigo sobre como diminuir o calor do seu setup.

O frio extremo é uma maneira mais ‘simples’ de lidar, ou você se agasalha bem, ou você instala um aquecedor. No entanto, se você mora no Brasil, são poucas regiões na qual você tem a chance de passar por isso.

Iluminação

A qualidade da iluminação do local em que você está pode afetar diretamente o seu bem-estar e o seu humor, principalmente se você passa bastante tempo nesse ambiente. Uma iluminação fraca tende a causar cansaço visual, estresse e fadiga.

Entretanto, a melhor luz que você pode ter na sua estação de trabalho é a luz natural, isso porque elas tendem a reduzir o estresse, melhorar o humor e o moral, diminuir a ansiedade e ajudar na concentração. Outra coisa a considerar quando se trata de iluminação: a posição das fontes de luz. Você quer luz uniforme suficiente para poder trabalhar sem apertar os olhos, mas também certifique-se de que a iluminação não está causando reflexos no monitor.

Som

Em questão de som, você pode ter o privilégio de conseguir trabalhar ouvindo música clássica, ou o azar de não conseguir controlar os ruídos externos. Grande parte das vezes, a segunda situação é a que se enquadra. Se você trabalha em um escritório com outras pessoas, as conversas e até mesmo os cliques do teclado podem ser uma distração constante.

Trabalhando em casa, você tende a lidar com o latido daquele cachorro chato do vizinho, barulho de obras, e talvez até mesmo o som dos carros passando na sua rua.

É extremamente difícil ignorar tudo isso e apenas continuar o seu trabalho focado quando você está tentando se concentrar. Então uma boa opção para isso é um par de fones de ouvido com cancelamento de ruído pode ajudar, ou no caso de você conseguir se concentrar ouvindo música, eu indico que você coloque a melhor playlist de música clássica possível para reproduzir no seu fone de ouvido.

Plantas

Você pode estar se perguntando como as plantas podem afetar a sua produtividade de forma positiva. A verdade é que as plantas usadas para decoração podem evitar o cansaço extremo durante um trabalho longo e que exige atenção.

Até mesmo se você tiver uma visão privilegiada da janela, com uma boa vegetação externa, isso também pode te ajudar a se manter calmo enquanto está focado. Mas para você que quer ter plantas de verdade na decoração do ambiente com esse intuito, o correto é você procurar por plantas que não precisem de uma alta luminosidade para sobreviver, um exemplo delas é a Lírio-da-paz, os cactos pequenos são simples de cuidar, mas precisam de em média pelo menos 5 horas de sol por dia.

Experimente adaptar alguma das plantas do feng shui e traga mais criatividade e prosperidade ao ambiente.

Cor

As cores e o nosso psicológico tem uma ligação muito forte. Você já deve ter ouvido falar sobre cores que estimulam a fome, entre outras “emoções”. E é claro que as cores do seu escritório também tendem a ter ligação com o psicológico enquanto você trabalha.

Veja como algumas cores podem influenciar no seu ambiente de trabalho:

  • Vermelho– Uma cor quente que tende a estimular nossos pulsos e pode passar a sensação de agressividade;
  • Azul – Uma cor mais fria que tende a incrementar no pensamento e ajudar na concentração e na comunicação;
  • Amarelo– É uma cor estimulante e animada, mas pintar as paredes no tom errado pode dar ansiedade em algumas pessoas;
  • Verde– Passa sensação de equilibrio e paz, mas, você deve ter cuidado para não utilizar o tom errado.

Lembre-se de pensar em como as cores se comportam no seu ambiente antes de pintar as paredes do seu ambiente de trabalho com elas, você pode até mesmo ler o nosso artigo de como as cores se comportam no seu setup para ficar mais fácil decidir.

Como organizar a sua mesa

Claro que é pessoal a forma que cada um prefere organizar o seu espaço de trabalho. Para alguns, uma mesa minimalista e organizada é melhor, enquanto outros preferem a famosa “baguncinha organizada”Quartos organizados tem forte ligação com pessoas metódicas e que conservam bons hábitos, enquanto quartos desorganizados parecem ajudar as pessoas a serem mais criativas.

Entretanto, independente de qual tipo de pessoa você seja, é importante que você mantenha uma organização mínima na sua mesa e siga alguns passos. São eles:

  1. Tirar tudo que não tiver utilidade de cima da sua mesa;
  2. Manter apenas as coisas úteis no seu alcance;
  3. Coloque ferramentas usadas casualmente em segundo plano (em uma gaveta);
  4. Não exagere nas decorações pessoais;
  5. Não deixe os cabos formarem uma bagunça.

Perguntas mais frequentes

  1. Como escolher uma cadeira ergonômica para sua estação de trabalho?

    Considere o suporte lombar, o ajuste de altura e a inclinação do encosto. Certifique-se de que a cadeira se ajuste ao seu corpo para garantir uma postura adequada durante o trabalho.

  2. Como ajustar a altura da mesa para a estação de trabalho?

    Verifique se a altura da mesa está correta em relação à altura da cadeira. Os braços devem estar apoiados confortavelmente na mesa e os cotovelos devem estar na altura da superfície da mesa.

  3. Como escolher um monitor adequado para a estação de trabalho?

    Considere a resolução, tamanho e altura ajustável. Coloque o monitor na altura dos olhos e a uma distância de cerca de um braço de comprimento.

  4. Como organizar os cabos na estação de trabalho?

    Utilize organizadores de cabos e gerenciadores de fios. Certifique-se de que os cabos estejam organizados e fora do caminho para evitar tropeços e garantir uma área de trabalho segura.

  5. Como evitar a fadiga ocular na estação de trabalho?

    Faça pausas regulares para descansar os olhos, ajuste o brilho do monitor e utilize luz de fundo adequada. Considere o uso de óculos de proteção especializados.

  6. Como criar um ambiente de trabalho organizado e produtivo?

    Elimine distrações desnecessárias, mantenha a área limpa e organize os objetos essenciais para o trabalho. Utilize prateleiras, armários e gavetas para armazenamento.

  7. Como evitar a tensão muscular na estação de trabalho?

    Faça pausas regulares para esticar os músculos, utilize uma cadeira ergonômica e certifique-se de que a mesa e o monitor estejam na altura adequada. Use periféricos, como teclado e mouse, confortáveis e adequados para a sua postura.

Finalizando!

Combinando esses quatro fatores: Uma mesa minimamente organizada, os elementos essenciais no seu ambiente, saúde e ergonomia, você terá um ambiente prazeroso para trabalhar e além de muito mais concentração e foco, você tende a ser ainda mais produtivo.

Siga as nossas dicas e conte para a gente aqui nos comentários qual foi a sua experiência!

Mais Vendido nº 1
Apoio de Punho para Teclado e Mouse Ergonômico (Preto)
Apoio de Punho para Teclado e Mouse Ergonômico (Preto)
ATENÇÃO: A venda é por unidade. Uma atende mouse. Duas atendem mouse e teclado.; Ele é 3 produtos em 1: Apoio de Mouse, Apoio de Teclado e Munhequeira
Mais Vendido nº 3
Apoio Ergonômico Para Antebraço, Design Ergonômico - OEX AE 100 - Preto
Apoio Ergonômico Para Antebraço, Design Ergonômico – OEX AE 100 – Preto
Fácil encaixe; Giro se 180: permite o ângulo mais confortável com facilidade; Marca do produto: oex
Mais Vendido nº 4
Apoio Descanso Base Suporte Ergonômico Para Os Pés Nr17
Apoio Descanso Base Suporte Ergonômico Para Os Pés Nr17
Resistente; Ajuda na Postura; Leve; Prático; Portátil

Links de Afiliados / Imagens API publicidade Amazon